Somapar: De União da Vitória para o mundo
Somapar é considerado o filho mais velho de Paulo Cavalcanti Neto.
Foi ele quem o ajudou nos seus primeiros passos, que segurou pela mão em momentos de tensão e vibrou com as suas conquistas. O primogênito de Paulo neste ano comemora os seus 40 anos de existência. Juntamente com o seu filho Gustavo, a família carrega uma história de empreendedorismo iniciada no Vale do Iguaçu, que já está na quarta geração.
A Sociedade Madeireira Paranaense (Somapar), que fica no bairro São Joaquim, em União da Vitória, é reconhecida pela fabricação de Compensado Naval de qualidade para a indústria. “A nossa atuação no ramo madeireiro acontece há 79 anos, com o início das atividades em 1944. A empresa fazia parte do grupo Serraria Reunidas Irmãos Fernandes, com foco na extração e beneficiamento de pinheiro araucária, permanecendo assim por quase 40 anos. A produção de painéis de compensados aconteceu no ano de 1972. Em 1983 aconteceu a cisão do grupo Serraria Reunidas Irmãos Fernandes dando origem a uma nova fábrica de compensados, denominada Somapar”, conta Paulo, um dos fundadores da empresa.
De acordo com ele, a Somapar representa um mundo de negócios, tendo como maior elo o desenvolvimento familiar. “Seguimos os passos daqueles que fizeram parte da história e que muito nos ensinaram sendo o meu avô (Joaquim Fernandes Luiz) e meu pai (Nilo Boni)”.
Durante um período também estiveram com Paulo, seus irmãos Nillo Boni Jr. e Julio Cesar Boni, que deixaram a empresa em 2016. Ao longo de seus 40 anos a Somapar chegou a abrir filiais em Juruena no Mato Grosso e em General Carneiro, ambas desativadas.
Segundo Paulo, no ano de 2000 a Somapar aumentou a sua variedade de produtos passando a produzir chapas com até 12 metros de comprimento para pisos de ônibus e caminhões, chapas pré cortadas para artefatos de concretos, móveis, construção civil (formas e wood frame), arquibancadas, palcos e mezaninos. “A empresa vem se especializando em produtos customizados especiais atendendo o mercado interno e externo em mais de 30 países e mais de seis mil clientes”, diz.
A Somapar aparece em atuação nacional e também no mercado Caribenho, Americano e Europeu. A capacidade produtiva é de 36000m³/ano, contando atualmente com 280 colaboradores ativos, entre mulheres e homens, em seu quadro produtivo.
Quarta geração
Dos 40 anos da Somapar, Gustavo Grein Cavalcanti compartilha que desde a infância almejava fazer parte dos negócios iniciados pelos seus antepassados. “Quando criança juntamente com meus irmãos e minhas primas vínhamos passar algumas tardes na empresa para brincar de trabalhar”, conta Gustavo.
Gustavo, de 36 anos, dedicou seus estudos focando na colaboração com o seu pai e com a Somapar. Ele morou até os 16 anos em União da Vitória, deslocando-se para Curitiba para cursar Engenharia Florestal. Fora do Brasil, Gustavo concluiu formação em nível de pós-graduação voltada a executivos, sendo o MBA em Gestão de Empresas. “Eu nunca pensei na Somapar como um cabide de emprego, mas sim em uma oportunidade de crescimento profissional e na continuidade no negócio da família”.
O braço direito de Paulo passou a fazer parte da Somapar em 2011. Durante esse período adquiriu amplo conhecimento por todos os setores da empresa, desde o operacional ao administrativo. Desde 2016 Gustavo ocupa o cargo de Diretor Executivo da empresa. “A Somapar é uma das poucas empresas no Brasil que conta com autoclave e faz chapas tratadas contra cupins e bichos da madeira, o que aumenta a durabilidade do material. Estamos sempre em busca de soluções para nossos clientes”.
De acordo com Gustavo a empresa possui diversas certificações internacionais como, CE2+ para o mercado Europeu, CARB 2 para o mercado Americano e Caribenho, o selo ambiental FSC. Além destes a Somapar foi a primeira empresa de compensado a ser certificada pela ISO9001, o que garante uma eficiência no controle de seus processos.
Somapar em eventos esportivos
Gustavo compartilha que a empresa foi a responsável pelo envio de chapas especiais para o piso dos ônibus do Grupo Marcopolo, seu cliente, que foram utilizados na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, na Copa do Mundo de 2014 no Brasil e no Qatar em 2022.
Além disso, os pisos de ônibus de diversos cantores brasileiros também contam com a linha customizada da Somapar, assim como o transporte da Seleção Brasileira. A Somapar também esteve presente no maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O Estádio Aquático Olímpico e a Arena dos Mascotes também contaram com chapas especiais de União da Vitória. “Estamos presentes desde os pisos de caminhões até a construção civil com muitas oportunidades no Brasil e fora dele”.
Produção na Somapar
Em 2022 foram produzidos 22 mil metros cúbicos de chapas de compensados de produtos especiais, com previsão em 2023 de cerca de 24 mil metros cúbicos, o que equivale em torno de 500 containers de madeira por ano.
Serviço
A Somapar fica localizada na BR-476, nº 1238, no bairro São Joaquim, em União da Vitória.
Leia a matéria na íntegra clicando aqui.
Voltar para matérias