Hussein Bakri: “Estamos atuantes e vigilantes para garantir segurança nas escolas”
Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) participou nesta semana da primeira reunião do Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas. O grupo, que reúne diversas estruturas do Estado, foi instituído pelo Governador Ratinho Junior (PSD) para debater a adoção de medidas que garantam mais segurança nos colégios do Paraná, diante do aumento no número de ataques por todo o Brasil.
“O momento atual exige uma atuação firme do poder público para garantir a segurança nas escolas bem como a tranquilidade dos pais que deixam seus filhos sob a guarda dos professores. O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa estão atuantes e vigilantes para assegurar que a comunidade escolar esteja segura e possa focar seu dia a dia num ensino e aprendizado de cada vez mais qualidade”, afirmou Hussein Bakri.
Instituído por decreto governamental, o Comitê começou a debater a análise de situações de risco, o desenvolvimento de mecanismos de combate à violência, a elaboração de estudos em conjunto com as forças de segurança pública, o reforço ao trabalho educativo e preventivo, e a criação de um canal direto de denúncias.
O grupo é uma das medidas anunciadas pelo Governador na semana passada para prevenir ataques nas escolas do Paraná. Entre elas está a ampliação do programa Escola Segura de 112 para 300 instituições que tenham histórico de violência e do número de Colégios Cívico-Militares de 206 para 400. Para isso o Estado vai colocar cerca de 5,6 mil policiais militares para atuar nos colégios, e todas as viaturas que não estiverem em atendimento ficarão em frente às escolas para reforçar a segurança dos locais.
A tecnologia também será utilizada com a implantação de 200 sistemas de videomonitoramento em escolas consideradas estratégicas e a destinação de R$ 20 milhões para os mais de 2,1 mil colégios estaduais investirem em equipamentos de segurança de acordo com suas características, além da possibilidade de acionamento do Botão do Pânico vinculado ao aplicativo 190 da Polícia Militar.
Haverá ainda treinamento de professores junto à Patrulha Escolar sobre medidas emergenciais a serem tomadas em casos de ataque e suporte psicológico à disposição nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) por meio da contratação de profissionais da área e de estudantes bolsistas.
Além dessas medidas de caráter imediato, Hussein Bakri reforçou a importância de todos terem responsabilidade na divulgação dos conteúdos que recebem no celular. “É preciso que repliquemos apenas informações oficiais para não aumentarmos ainda mais o grande problema que já estamos enfrentando. Ao mesmo tempo, o Governo Federal deve ser firme com as plataformas de redes sociais para que, em respeito às famílias brasileiras, retirem do ar fakenews e discursos de ódio”, finalizou o parlamentar.
Voltar para matérias