Instituto SIM recebe R$100 mil via emenda parlamentar
O Instituto Sempre Incentivando Música (SIM) recebeu nesta semana a confirmação de um repasse federal no valor de R$ 100 mil para aquisição de novos equipamentos, conservação de instrumentos já existentes e para manutenção do Instituto.
A liberação do repasse foi uma indicação do gabinete da então deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), hoje secretária de Saúde de Santa Catarina. O maestro Marcelo Storck, fundador do Instituto SIM e seu atual coordenador, comenta que o carinho que a deputada tem por Porto União foi fator que contribuiu para a liberação da verba. Em 2022, Carmen visitou a região e, na oportunidade, foi informada sobre a verba que já estava sendo pleiteada pelo Instituto.
“A importância [da verba] é gigantesca. É a maior verba que já destinaram a uma atividade cultural na história de Porto União, não tenho medo de falar isso sem estar consultando cadastros porque desconheço um investimento, ao longo desses 38 anos, nesta proporção em Porto União. É proporcional esse investimento ao benefício que trará. Isso significa mais pessoas sendo atendidas pela Instituição. Podemos estar abraçando um maior público, e também com os instrumentos de maior qualidade”, relata Marcelo.
O projeto que solicitava a verba foi aprovado pelo Ministério da Cultura e contemplará todos os setores do Instituto SIM. Um dos focos será o setor de cordas, que atualmente possui um violino próprio. Outra novidade é que, com a adição de instrumentos de corda, o Instituto conta com sessões do chamado Jazz Sinfônica SIM, grupo que deve anunciar seu concerto de estreia em breve.
“A gente só tem que agradecer mesmo a Carmen Zanotto, a todo o seu gabinete, a todos que integram as suas assessorias. Fui super bem atendido em todos os segmentos do gabinete da deputada, hoje secretária de Saúde de Santa Catarina, principalmente em Brasília. Um atendimento monumental, tanto é que está aí a realidade. Parabéns para Porto União, para União da Vitória que, de certa forma, não tem como isso não beneficiar o público da cidade irmã. Parabéns ao Instituto SIM por esse grande momento”, completa Marcelo.
Voltar para matérias