Criança do Vale do Iguaçu é o 10º melhor piloto mirim de kart do Brasil
Desde muito cedo o amor pela velocidade faz parte da vida de Manoel Martins. Aos 07 anos, ele é o 10º melhor piloto de kart na categoria mirim no país. O título foi conquistado na 24ª Copa Brasil de Kart, realizada no dia 22 de julho, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
Para alcançar a posição, Manoel disputou três corridas. Na primeira, o pequeno largou na 23ª posição e chegou em 10º, atingindo a quarta melhor volta da prova. Na bateria, largou na 13ª posição, após sofrer uma punição por desarme de bico, e terminou na mesma posição. Por conta da somatória de pontos, na terceira bateria Manoel largou na 16ª posição, subindo seis colocações e terminando a prova em 10º. “Desta forma hoje, nacionalmente, ele está entre os 10 melhores pilotos da categoria”, explica Joelma Martins, mãe de Manoel.
O pequeno começou a assistir corridas de kart aos 2 anos, ao lado do primo Igor, que também é piloto. Aos 4 anos, Manoel pilotou pela primeira vez no Kart Clube de União da Vitória. Mas, para competir em alto nível, ele começou a treinar há cerca de seis meses, supervisionado pelo campeão brasileiro de kart, Gustavo Kalinowski. “Ele treina na pista do Kart Clube de União da Vitória entre duas a três vezes por semana. Treinamos pelo menos uma semana no mês em alguma pista diferente, além de treinar fortalecimento com o personal Taciano Tratch”, completa Joelma.
Mas os treinos não prejudicam os estudos de Manoel. “Procuramos sempre realizar as tarefas e recuperar as atividades dos dias em que ele não vai à escola. Como piloto federado, sempre enviamos à escola a declaração de participação em competições, para que as faltas dele não prejudiquem a regularidade dos estudos. No mais, o Manoel é um bom aluno e suas notas são muito boas”, relata a mãe.
Como qualquer outra criança, Manoel também possui vários outros interesses. Segundo Joelma, ele é um menino carinhoso, alegre, extrovertido e que adora conversar. Também gosta de jogar futebol, pular na cama elástica, ler, andar de bicicleta, brincar com as cachorrinhas da família, além de pescar e praticar jiu-jitsu. “Quando ele cansa de brincar, o que ele gosta de fazer é acelerar no simulador de corrida, que acaba sendo também um treinamento para ele”.
Fã de Ayrton Senna, o sonho de Manoel é, um dia, chegar às pistas disputando prêmios da Fórmula 1. “Ele já sabe que o caminho é longo, difícil e muito desafiador, mas ele tem muita vontade e determinação, e nós, como pais, apoiaremos sempre dentro do nosso alcance”.
Quanto a sensação de ver Manoel acelerando, Joelma fica dividida entre o medo e a alegria. “Meu coração acelera junto com ele, mas a satisfação em ver nos olhinhos dele a realização e alegria de estar fazendo o que ama, supera a apreensão”.
Voltar para matérias