COLUNA PELO PARANÁ: Prioridade
Representantes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) estiveram em Foz do Iguaçu, em reunião na sede da Itaipu Binacional, para tratar com o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, sobre uma parceria entre a Embratur, Itaipu e outros atrativos do Destino Iguaçu na área do turismo sustentável. O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, lembrou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais importante para o turismo internacional e, por isso, é tratada com prioridade pela Embratur.
Infra no Paraná
O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, esteve em Brasília na última semana em reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na ocasião foi tratado sobre o andamento dos processos pertinentes à implantação da Nova Ferroeste e obras de infraestrutura em desenvolvimento no Paraná. No momento o projeto de implantação da Nova Ferroeste está em fase de licenciamento ambiental.
Melhores cientistas
A plataforma acadêmica internacional Research.com divulgou a segunda edição da Classificação dos Melhores Cientistas reforçando o bom desempenho paranaense na área. As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) somam 21 professores entre os melhores cientistas do mundo em oito áreas acadêmicas.
Curso de idiomas
O Celin (Centro de Línguas e Interculturalidade), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições abertas para diversos cursos de língua estrangeira para o 2º semestre de 2023, em Curitiba. As inscrições para novos alunos vão até o próximo dia 17. Inscrições no site do Centro de Línguas. O Celin oferece cursos de Alemão, Espanhol, Esperanto, Francês, Inglês, Italiano, Libras, Japonês, Grego Antigo, Latim, Polonês e Português para estrangeiros.
Qualidade de vida
Paraná é líder entre os estados brasileiros em serviços urbanos e qualidade de vida. O Paraná foi avaliado de acordo com o diagnóstico realizado em Curitiba, Londrina e Maringá. Entre os critérios avaliados no Estudo realizado pela plataforma de tecnologia Bright Cities, estão itens ligados à gestão pública, bem-estar, serviços básicos, prosperidade, segurança e infraestrutura.
Com potencial
“Desde que assumimos o Governo do Estado, em 2019, adotamos uma gestão que tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o governador Ratinho Junior. Ratinho relembrou que o Paraná também é líder nacional entre os estados mais sustentáveis e conquistou o 1º lugar no ranking do Índice Nacional da Educação Básica (IDEB) no ensino médio. “O Paraná e as cidades paranaenses têm potencial para avançar ainda mais no desenvolvimento socioeconômico”.
Segundo turno
São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, alcançou a marca de 200 mil eleitores. De acordo com dados atualizados no fim de julho último, São José dos Pinhais está com exatos 214.718 títulos. De acordo com a Constituição Federal e a Lei 9.504/1997, o município está apto a receber o 2º turno nas eleições. Até o momento, apenas cinco municípios do Paraná poderiam ter o segundo turno de votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 15.689 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito no site da Secretaria Estadual do Trabalho.
Emprega Mais
O Mutirão Emprega Mais Curitiba será realizado nesta terça-feira (8) das 09h às 16h, na Rua da Cidadania do Sítio Cercado. A ação de empregabilidade vai ofertar até 1.500 vagas de emprego, com 50 empresas fazendo processo seletivo na hora. A entrega das senhas para atendimento serão entregues até às 12h. Ainda neste mês de agosto, no dia 23, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba fará o Mutirão de Emprego da Juventude.
Bio paranaense
O Instituto Água e Terra (IAT) lançou uma nova ferramenta para colaborar com a preservação do meio ambiente no Paraná. A plataforma Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração da Biodiversidade (AECR) reúne diversas informações de interesse público, com foco na manutenção da biodiversidade.
Bio paranaense II
A AECR traz, por meio de diferentes mapas temáticos, a cobertura florestal nativa paranaense; remanescentes florestais por classe de prioridade; Unidades de Conservação (UC) estaduais e federais; localização de terras indígenas e outras comunidades tradicionais do Estado; regiões fitogeográficas do Paraná; além das áreas estratégicas que podem colaborar com a conservação e restauração da biodiversidade local.
Piso regional
Está em vigência a nova tabela do Piso Regional do Paraná. Com os novos ajustes, o Estado mantém o maior Piso Regional do País, com faixas que vão de R$ 1.749,02 a R$ 2.017,02. O mínimo regional não se aplica aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, nem aos servidores públicos. Esse é o segundo aumento do ano.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias