Em novo endereço, Festa do Vinho atrai grande público em Bituruna
O final de semana foi de comemoração em Bituruna com a realização da 12ª Festa do Vinho. O evento, que acontece desde o início dos anos 2000, nesta edição foi realocado para o centro da cidade, visando o conforto dos visitantes e uma maior participação do comércio local.
A festa iniciou na sexta-feira, 11, com a abertura oficial e distribuição da polenta de 67 metros, considerada pela organização como a maior do mundo. Durante o final de semana foram realizados diversos shows, além da possibilidade de os visitantes conhecerem as vinícolas no município trilhando a rota do vinho. No domingo, 13, último dia de festa, foram realizados shows ecumênicos, outra novidade da Festa do Vinho. “Nós só temos que agradecer, porque tudo isso deu certo, sim, graças ao servidor público que trabalhou incansavelmente. (…) Uma festa realmente para as famílias. Eu estou muito feliz com o resultado, mas o mais importante é agradecer a todos vocês que estiveram aqui. E você que não pôde estar aqui, se prepara, deixa as malinhas meio prontas para a décima terceira, você não pode perder mais”, declarou o prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni.
Para o prefeito, a festa é apenas mais uma oportunidade para que pessoas de outras cidades conheçam Bituruna. Rodrigo, inclusive, convida para que o município seja visitado nas demais épocas do ano. “Os vinhos nossos são espetaculares, já que teve a identificação geográfica, o vinho cascadura. Também temos bons restaurantes. (…) Bituruna está preparada para bem atender. E o mais importante, o biturunense gosta de gente. Você tem que vir nos visitar. Você vai conhecer a nossa hospitalidade. Eu fiquei muito grato por tanta gente vir nos visitar. Ontem à noite (no sábado) o cantor Baitaca chegou a falar que passava de 20 mil pessoas. Eu não acredito que deu tanta gente, mas que tinha muita gente, tinha. Então muito obrigado você que deixou o conforto da sua casa e veio para a nossa festa. Eu tenho certeza que esse apoio que a prefeitura está dando para o comércio de Bituruna, trazendo a festa para o centro, para o seio da cidade, eu tenho certeza que o comércio de Bituruna lucrou com isso e isso que importa, trazer um alento nesse momento de festa, porque quando passamos por aquele momento maldito da pandemia, todos sofremos e talvez o comércio foi o que mais sofreu. Agora chegou o momento de nós passarmos por essa importante festa e que o comércio colha os frutos de tudo isso”.
O vice-prefeito de Bituruna, Rogério Dalgallo, também destaca a importância da mudança da festa para o centro da cidade. “Eu acho que a missão foi cumprida. Claro, pode ter alguma coisa que não tenha sido a contento, a gente pede desculpas, mas assim, com certeza, a intenção foi sempre a melhor, né? De trazer o movimento, trazer o nosso turismo, trazer as pessoas para a nossa cidade, e justamente para valorizar o nosso comércio e todas as vinícolas em si. É um momento muito feliz para nós aí, com o Rodrigo, que sempre frisou e nos cobrou, que é uma festa para todos, né? É uma festa para todos, uma festa gratuita, com shows gratuitos. Só tenho a agradecer mesmo a toda a população que veio, a quem nos ajudou. É muito gratificante esse momento”.
Foram meses de organização para que tudo saísse de acordo com o planejado. O evento também contou com divulgação em diversas cidades da região, incluindo União da Vitória. “Foram mais de três meses organizando a festa. A gente foi muito bem recebido em todos os lugares que a gente foi. (…) Agora nós estamos só com um alívio de dever cumprido. A gente viu que a festa foi realmente um sucesso, todo mundo gostou, todo mundo elogiando. Então, graças a Deus, deu tudo certo”, comenta a primeira dama biturunense, Cati Rossoni.
Durante o evento, foram oferecidas atrações para as crianças. “Só tenho a agradecer a todas as professoras que não mediram esforços para que as crianças aproveitassem. (…) e também [quero] estender o nosso agradecimento a todos os demais servidores públicos que não mediram esforços para que a festa saísse da melhor forma possível”, declarou a vice primeira dama, Andreia Dalgallo.
Voltar para matérias