‘Praça do Cubo’ é renomeada em homenagem ao criador da escultura
Carlos Knippschild Junior é o novo nome da praça localizada entre as ruas Antiocho Pereira e Santos Dumont, no centro de Porto União. O espaço é conhecido pela escultura do Cubo, obra criada por Carlos e instalada no logradouro público após sua morte prematura em 1958, aos 33 anos.
A praça, desde 1940, como noticiado pela edição 222 de O Comércio, era nomeada oficialmente como Praça da Bandeira. Antes disso, recebia o nome de Praça Paraná. A reinauguração da praça aconteceu na sexta-feira, 1º, como parte da programação de aniversário de Porto União, e contou com a presença de autoridades, familiares do homenageado e também da comunidade e vizinhos do espaço público. O pedido para a mudança do nome foi realizado pelos vereadores e aprovado pelo Projeto de Lei nº 022/2022.
Justificativa do pedido
Na justificativa do pedido de mudança do nome da Praça da Bandeira para Praça Carlos Knippschild Junior, os vereadores escreveram o seguinte:
Carlos Knippschild Junior nasceu no ano de um mil novecentos e vinte e cinco, no Município de Porto União, Estado de Santa Catarina. Filho de Carlos e Maria Knippschild.
Casou-se com Dorothéia Wagenfuhr Knippschild e desta união tiveram dois filhos: Carlos Roberto e Evelyn Knippschild.
O pai de Carlos Junior foi o fundador da Fábrica de Fechaduras Knippschild, uma indústria mecânica de tecnologia muito à frente de seu tempo e que vendia seus produtos em todo Brasil, tendo dominado o mercado nacional da época.
Carlos Knippschild Junior estudou mecânica em uma escola técnica na Capital do Estado de São Paulo e retornou a Porto União após seus estudos, onde conduziu a modernização e desenvolvimento da fábrica.
Carlos, durante seus estudos em São Paulo, produziu uma obra mecânica “suis generis”: um cubo de ferro colocado sobre uma base; este cubo está colocado sobre uma única aresta. A obra foi produzida por ele a partir de um pedaço de metal, utilizando como ferramenta uma única lima.
Em 1958, um fatídico acidente provocou a morte de Carlos Knippschild Junior. A pedra de um esmeril se partiu e o atingiu.
A prematura morte de Carlos Junior deixou uma lacuna no coração de sua família e interrompeu o desenvolvimento de uma empresa que poderia ter mudado o perfil econômico de nossa região.
Em sua homenagem, foi instalado um monumento em frente ao Clube 25 de Julho – na chamada Praça Paraná – O Cubo. Hoje, seu filho, Carlos Roberto, desenvolve a economia da região como diretor da In Brasil em União da Vitória. Carlos foi um industrial proeminente e de grande importância histórica para nossa cidade, cujo nome deve ser lembrado através da denominação da Praça que tem o monumento feito por ele – o Cubo.
Foi um cidadão de muita habilidade, homem de visão empreendedora e total dedicação ao trabalho.
Voltar para matérias