União-vitoriense Célio Horst Waldraff é eleito para presidência do TRT-PR
O desembargador Célio Horst Waldraff, natural de União da Vitória, foi eleito na segunda-feira, 02, para assumir a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), a partir de 1º de dezembro, para um mandato de dois anos. Para a vice-presidência foi eleito o atual corregedor regional, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, e para a Corregedoria o desembargador Benedito Xavier da Silva. Eles sucederão a administração presidida pela desembargadora Ana Carolina Zaina, que teve como vice-presidente o desembargador Arion Mazurkevic.
“Assumo com imenso entusiasmo e na expectativa de poder contribuir para esse tribunal nosso, que é uma referência nacional, tanto entre os 25 Tribunais de Justiça do Trabalho, quanto os 99 Tribunais do Brasil inteiro. Uma referência que precisa ser confirmada e ratificada em mais uma administração”, comentou o desembargador Célio após a eleição.
O desembargador Marco Antônio, na oportunidade, explicou qual será sua função como vice-presidente do TRT-PR. “A vice-presidência, ela tem uma função muito específica que é até mais técnica do que administrativa. A principal função da vice é a admissibilidade de recursos que sobem ao TST. Além disso, a vice é relatora nata em processos administrativos. Ela relata processos administrativos perante o pleno. E é eventual substituto da presidência em eventuais ausências. É uma continuidade no trabalho que vem sendo feito. O desembargador Alon fez um excelente trabalho. Diminui drasticamente o resíduo de recursos de revista que nós temos. Agora eu tenho que me esforçar para manter essa excelente gestão que ele fez na vice”.
Para a Ouvidoria do Tribunal, foram aclamados o desembargador Arnor Lima Neto, ouvidor, e o desembargador Edmilson Antonio de Lima, vice ouvidor. A atual vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Thereza Cristina Gosdal, foi aclamada para suceder a desembargadora Neide Alves dos Santos na Ouvidoria da Mulher.
Para dirigir a Escola Judicial do TRT-PR nos próximos dois anos foi eleita a atual presidente do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, que terá como vice-diretor o desembargador Eliázer Antonio Medeiros. Como conselheiros da Escola atuarão a desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu e o desembargador Eduardo Milléo Baracat.
A posse da nova administração será no dia 1º de dezembro, na sede do Tribunal, em Curitiba.
Sobre Célio Horst Waldraff
Natural de União da Vitória (PR). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1985. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha (2008); Mestre em Teorias Críticas do Direito e da Democracia pela Universidad Internacional de Andalucia, Espanha (1998); Mestre (1999) e Doutor (2002) em Direito das Relações Sociais pela UFPR e Pós-Doutor pela Universitat degli Studidi Firenze, Itália. É Professor Associado de Direito Processual do Trabalho da UFPR. Ingressou na magistratura do TRT9 por concurso público de provas e títulos em 1990. Foi promovido por merecimento em 1992 a Juiz-Presidente da então 1ª JCJ de Maringá, de onde foi removido, a pedido, sucessivamente, para as hoje denominadas Varas do Trabalho de União da Vitória e 1ª Vara do Trabalho de Curitiba. Em 2002, foi promovido a Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, na atualidade Desembargador do Trabalho. Presidiu a 3ª e a 4ª Turma e a Seção Especializada deste TRT. Foi Diretor da Escola Judicial do TRT9 no biênio 2013-2015. Foi Vice-Presidente do TRT9 no biênio 2019-2021. No TRT9 preside o NUGEP-NAC, (Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas), a CIA (Comissão de Inteligência Artificial), o CTIC (Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Comissão de Segurança Institucional. Atualmente integra a 2ª Turma e o Órgão Especial e a Seção Especializada do TRT9. É professor em cursos de especialização, conferencista e autor de diversos artigos e livros na área do Direito Processual do Trabalho.
Voltar para matérias