Definidas estratégias para volta às aulas em SC
Uma reunião na tarde desta quinta-feira, 29, na Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, definiu estratégias e protocolos para a volta às aulas presenciais no estado. Participaram da reunião representantes da Secretaria Educação, da Superintendência de Vigilância em Saúde, MPSC, União dos Dirigentes Municipais de Educação, Defesa Civil, Fecam, PGE, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Conselhos Nacionais de Educação, Fundação Catarinense de Educação Especial e TCE. A volta às aulas acontece nesta segunda-feira, dia 02 de agosto.
Os principais pontos acertas são:
1- Início de projeto piloto para testagem de casos suspeitos identificados nas escolas. Novidade para identificar os casos positivos com mais agilidade e reduzir e acelerar o retorno dos professores e estudantes afastados. Será feito através de um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Saúde. No caso de suspeita, a equipe gestora da escola faz o encaminhamento e o aluno, professor ou servidor faz o teste no posto de saúde do município.
2- Atualização do distanciamento entre os estudantes dentro da sala de aula de 1,5m para 1m. A atualização foi aprovada para aumentar a capacidade de atendimento presencial das escolas, reduzindo possíveis prejuízos no ensino e combatendo a evasão escolar.
3- Abertura gradativa para atuação de projetos externos. Um terceiro ponto aprovado durante a reunião foi a abertura das escolas para o recebimento de projetos externos, como ações de conscientização de saúde, segurança e combate ao consumo de drogas. Para realizarem suas apresentações, os grupos deverão apresentar um projeto e que será avaliado pelo Comitê.
4- A publicação da Portaria vai ocorrer nos próximos dias e escolas têm até 30 dias para se organizarem. O prazo foi estabelecido para respeitar as especificidades e o tempo de adaptação das escolas, cada uma de acordo com a sua realidade.
Voltar para matérias