COLUNA PELO ESTADO: O impasse da esquerda na Capital

As eleições para prefeito na Capital, que está entre as mais polêmicas do Estado, tem um novo episódio protagonizado pelos partidos de esquerda, que não decidiram ainda sobre como se unirão para tentar deter os candidatos do PSD/PL e PSDB/UB, Topázio Neto e Maryanne Mattos, Dário Berger e Maria Cláudia Goulart, respectivamente.

COLUNA PELO ESTADO: O impasse da esquerda na Capital

Foto: PT/Divulgação

Durante uma reunião realizada na última quarta-feira, 31, o PT sugeriu que o deputado estadual Marquito (Psol) venha como vice na chapa com Vanderlei Farias, o Lela, que é ex-vereador de Florianópolis e candidato petista.

Porém, o Psol está irredutível sobre lançar um candidato próprio, e o PT também não abre mão de sua candidatura, já tão amplamente defendida por Décio Lima, presidente estadual da sigla, e justificada com os números que o PT fez na última eleição e dos investimentos do Governo Federal no Estado.

Foi neste impasse que o encontro que reuniu PV, PSB e PCdoB, foi finalizada. Contudo, uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira, 2, um dia antes da convenção do PT e Psol.

Como diz o ditado, “a união faz a força”, por isso, ao que tudo indica, se houver um acordo entre Psol e PT, provavelmente Marquito sairá da disputa, porque não será ele o indicado para vice de Lela.

Lembrando que nas eleições de 2022, em Florianópolis, o PT, com Décio Lima, ficou na frente do PL de Jorginho Mello, perdendo apenas para Gean Loureiro, do União Brasil.

Mudança no secretariado

O engenheiro Ivan Amaral reassume nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). Ele é o atual diretor de Integração de Modais, e responderá cumulativamente pelos cargos, enquanto Beto Martins assume vaga no Senado. Amaral já ocupou o cargo de secretário quando Beto Martins integrou a missão internacional do governador Jorginho Mello a Portugal, no início de julho. Ele faz parte do quadro da SPAF, desde a criação da secretaria em março de 2023, liderando as gerências de Portos, Aeroportos e Ferrovias que contribuem com informações técnicas para a gestão do órgão.

Foto: SPAF/Divulgação

Relator de Contas

O conselheiro Luiz Roberto Herbst, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), será o relator das contas do Governo do Estado relativas ao exercício de 2025. Como relator do processo, Herbst será o responsável pela apresentação da proposta de parecer prévio sobre as finanças do Estado, durante sessão extraordinária do Plenário a ser realizada em 2026. Em 2025, serão apreciadas as contas relativas ao exercício financeiro de 2024, que têm o conselheiro Luiz Eduardo Cherem como relator.

Operação Serendip

Em mais um desdobramento da Operação Tríade, que apura fraudes em procedimentos licitatórios para a contratação de serviços de assessoria e consultoria na área da saúde pública, em municípios catarinenses, o Gaeco e o Geac cumpriu nesta quinta-feira, 26 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de Santa Catarina das regiões sul e serrana. A Operação, denominada de Serendip, concentrou-se nos municípios de Praia Grande, Painel, Palmeira, São Joaquim, São João do Sul, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Balneário Gaivota, Meleiro, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Turvo, Araranguá e Criciúma.

Importação

O maior porto de Santa Catarina movimentou 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos seis primeiros meses do ano. O número representa um incremento de 16% com relação ao mesmo período de 2023, quando foram movimentadas 7,5 milhões de toneladas. Somente neste primeiro semestre, a exportação foi responsável por 59% das cargas (5,1 milhões de toneladas). Já a soja foi o principal produto enviado para o exterior (4 milhões), seguido pelo milho (910 mil) e pela madeira (103 mil). A importação alcançou 3,6 milhões de toneladas (41%), com destaque para os produtos siderúrgicos (1,9 milhão) e fertilizantes (1,1 milhão).

Tratamento oncológico

A São Sebastião Radioterapia, de Florianópolis, anuncia a inauguração de suas novas instalações em Florianópolis. O novo momento da instituição marca um divisor de águas no tratamento oncológico no Brasil com a combinação de tecnologias extremamente avançadas. Uma delas é a precisão robótica, alcançada pela integração de dois equipamentos que oferecem uma plataforma avançada para a entrega de radioterapia, proporcionando tratamentos rápidos e exatos para diversos tipos de câncer, e uma tecnologia de monitoramento de superfície, promovendo tratamentos altamente eficazes, graças à integração de uma câmera térmica que trabalha em conjunto com o rastreamento por raios X em tempo real.

Festival do Imóvel

O Festival do Imóvel, evento de lançamentos e compra de imóveis, será realizado de 13 a 15 de setembro no MundoCar Mais Shopping, em São José. A edição deste ano terá uma novidade: além das tradicionais opções de investimento, as ofertas serão ampliadas para possibilitar também a locação de imóveis comerciais e residenciais. Estarão disponíveis imóveis de R$200 mil a R$1,8 milhão.

Os visitantes terão acesso em primeira mão a lançamentos de projetos imobiliários da região da Grande Florianópolis, e as melhores opções de investimento, com valores de pagamento e serviços de crédito exclusivos.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias