Artigo: “Um chamado à cidadania”

Uma das maiores democracias do mundo, o Brasil é internacionalmente reconhecido pela eficiência de seu sistema eleitoral. Temos as eleições mais informatizadas do mundo, com uma tecnologia que nos permite obter o resultado de qualquer pleito horas depois de encerrada a votação, mesmo em um país com mais de 150 milhões de eleitores, distribuídos em mais de 90 mil seções eleitorais. Apesar de toda essa tecnologia e da qualidade de nossos sistemas, o trabalho humano é fundamental para o sucesso do processo eleitoral. E dentro de todas as pessoas que atuam para que corra tudo bem durante a eleição, destacam-se os mesários. Cidadãos comuns, sem vínculo com a Justiça Eleitoral, que dedicam horas de suas vidas, em um fim de semana, a um trabalho voluntário fundamental para o sucesso das nossas eleições.

Um chamado à cidadania

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em outubro deste ano, mais de 1,5 milhão de brasileiros trabalharão para nos garantir o direito de escolher, através do voto, nossos prefeitos e vereadores. Os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país já estão convocando eleitores para colaborar neste processo. Mas não é necessário ser convocado para atuar no pleito que definirá quem comandará os rumos de nossas cidades. Interessados podem se cadastrar como mesário voluntário, demonstrando sua vontade em contribuir diretamente para a solidez do processo democrático. Historicamente, cerca de 50% dos mesários de uma eleição são voluntários registrados junto ao Programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral, mas esse índice pode ser maior.

Além da experiência de participar ativamente do processo eleitoral, vivenciando de perto a organização e a transparência do sistema que define os rumos de sua cidade, estado ou país, os mesários também são reconhecidos e valorizados com alguns benefícios garantidos por lei: vale alimentação nos dias de trabalho para a Justiça Eleitoral; dispensa do trabalho por dois dias para cada dia trabalhado nas eleições, sem prejuízo do salário; isenção de taxas de inscrição em concursos públicos; vantagem no desempate em concursos públicos; e horas de atividade extracurricular em cursos superiores.

Mas, aqui no Paraná, teremos um incentivo ainda maior a partir da eleição deste ano. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou lei de minha autoria, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que garante o benefício da meia entrada em eventos culturais e esportivos para eleitores que atuarem como mesário ou apoio logístico nos processos eleitorais. Com a nova lei, queremos reconhecer e valorizar a contribuição desses cidadãos, incentivando ainda mais a participação voluntária. Essa é uma forma de retribuir o tempo e dedicação dos mesários, que desempenham um papel crucial em cada eleição.

Para ser um mesário voluntário, basta ser cidadã ou cidadão com mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As pessoas com deficiência também podem participar ativamente desse processo: basta indicar a eventual deficiência ao se cadastrar como mesário voluntário.

As inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Pelo aplicativo, basta baixá-lo no seu celular e, após fazer o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Se você tem a oportunidade, inscreva-se como mesário. Contribua para a construção de um Brasil mais justo e democrático. O seu esforço será recompensado não apenas pelos benefícios garantidos por lei, mas pela certeza de estar ajudando a moldar um futuro melhor para todos nós.

Alexandre Curi é deputado estadual do Paraná, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, autor da lei estadual que concede o benefício da meia entrada a mesários.

Voltar para matérias