COLUNA PELO ESTADO: Campanha para governo começou mais cedo

Nem terminaram as eleições municipais deste ano e já iniciaram a campanha para governo do estado de 2026. Sim, porque o movimento do governador Jorginho Mello (PL) pelos principais colégios eleitorais do Estado não é à toa. Assim como o do pessedista João Rodrigues, atual prefeito de Chapecó, presente em todas as convenções do seu partido e que já foi “anunciado” como pré-candidato ao governo em 2026, durante a convenção em Criciúma, neste domingo, 4.

Campanha para governo começou mais cedo

Foto: Jhulian Pereira/Divulgação

A fala foi do atual prefeito, Clésio Salvaro, na tentativa clara de alfinetar Jorginho, já que ele apoia Ricardo Guidi (PL), o principal adversário de seu candidato, Vaguinho Espíndola (PSD).
Por falar nas eleições em Criciúma, tanto o PSD quanto o PL virão com chapas puras. O ex-secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande (PL), foi confirmado como o vice de Ricardo Guidi. Já o vereador Salésio Lima (PSD) irá compor a chapa com Vaguinho.

Busca e apreensão
Uma operação do Gaeco, realizada na manhã desta segunda-feira, 5, cumpriu 40 mandados de busca e apreensão em Criciúma e, entre os investigados, está o prefeito Salvaro, que teve computador e documentos levados de sua casa pelos agentes. A Operação Caronte visa combater a atuação de possível organização criminosa que visava a prática de delitos contra administração pública, licitatórios, lavagem de dinheiro, dentre outros e apura a prestação de serviços funerários na cidade e a relação de empresários com pessoas ligadas à prefeitura.
Em ano eleitoral, isso é prato cheio para a oposição.
Durante as diligências da Operação nas cidades de Criciúma, Florianópolis, Içara, Itapema, Jaraguá do Sul, Palhoça, São José e Itati (RS), sete pessoas foram presas, entre elas, dois vereadores de Criciúma: o ex-secretário municipal de Ação Social, Bruno Ferreira e o presidente do Republicanos, advogado Jefferson Monteiro.

Alesc discute propostas do Executivo
Cinco comissões da Assembleia Legislativa vão se reunir de forma conjunta, nesta terça-feira, 6, para analisar e votar um pacote de propostas encaminhado ao Parlamento pelo Governo do Estado, além de projetos da Defensoria Pública Estadual. As propostas que serão votadas tratam de temas como saúde, cultura e mudanças na estrutura organizacional do Poder Executivo. Também será analisado o projeto que concede anistia para servidores efetivos da Secretaria de Estado da Educação e professores admitidos em caráter temporário que sofreram penalidades por não terem se vacinado contra a Covid-19. Está na pauta também a MPV que prevê a transformação da atual Secretaria Executiva de Articulação Internacional em Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI) e a criação do cargo de secretário executivo adjunto da pasta.

Foto: Agencia AL

São José
Após reuniões do PL e também conversas com os partidos que compõem a coligação em São José, em decisão conjunta com o governador Jorginho Mello (PL), Thiago Ramos foi escolhido como vice na chapa liderada pela prefeita Adeliana Dal Pont, definindo a majoritária para as eleições deste ano em São José. Thiago Ramos, casado e pai de dois filhos, é pastor há 11 anos na igreja Palavra Viva, cantor e empresário do ramo musical.
Neste final de semana, Moacir da Silva também foi homologado como candidato à prefeitura do município pelo Podemos.

Bolsas
As renovações para as bolsas de estudo para graduação no FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior) do segundo semestre de 2024 devem ser feitas até quarta-feira (7/8) e as inscrições para concessão de novas bolsas podem ser feitas no período de 20 a 30 de agosto. O edital do FUMDES foi publicado pela Secretaria de Estado da Educação na última semana. A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) alerta as IES particulares e estudantes para o cumprimento dos prazos.

Rumo ao Nacional
A advogada Isabela Cristina Urkevtisk Pinheiro, do Núcleo de Agronegócios da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, conquistou recentemente o 1º lugar da Etapa Regional do Concurso Nacional de Oratória da JCI Brasil, representando a JCI Florianópolis, que aconteceu em Joaçaba. Agora ela se prepara para enfrentar a etapa Nacional que acontece de 11 a 13 de outubro, em Maravilha (SC). O campeão representará o Brasil na Conferência das Américas da JCI, em Honduras, em 2025.

Racha
Em Florianópolis, PT e Psol não chegaram a um consenso e cada partido lançará seu próprio candidato à majoritária, Lela e Marquito, respectivamente. Os nomes foram confirmados durante a convenção dos partidos, realizada no último final de semana. Durante o evento, Marquito fez questão de deixar claro que a vaga de vice ainda está à disposição dos petistas.

O PT, segue para as urnas com apoio do PCdoB, Partido Verde e do PSB, que indicou a vice de Lela, Ana Carolina Andrade, mas deixou claro que, caso Marquito e o Psol mude de ideia, a vaga será deles.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias