COLUNA PELO ESTADO: Topázio Neto segue na frente na Capital

Mesmo levando pedrada de todos os lados, Topázio Neto (PSD) se mantém inabalável na liderança, de acordo com a última pesquisa eleitoral, divulgada pela Quaest e, contratada pela NSC Comunicação.

Os números apontam uma tendência assustadora para os adversários do atual prefeito, que é a vitória em primeiro turno.

Segundo a pesquisa, Topázio está com 43% das intenções de votos e segue com tendência de crescimento. Já os segundos lugares, o deputado estadual Marquito (Psol) e o ex-prefeito e senador, Dário Berger (PSDB), estão tecnicamente empatados e mais de 25 pontos atrás de Topázio, com 15%. Sendo que Marquito vem também em crescimento.

Topazio Neto Foto: Agencia Alesc

Isso mostra que a aliança Dário e Gean não surtiu o efeito esperado, assim como o apoio do presidente Lula ao candidato do PT, o ex-vereador Lela, que segue em terceiro lugar, com apenas 6% das intenções de votos.

As estratégias, nesta reta final de campanha, são para tirar votos suficientes do atual prefeito e tentar levá-lo ao segundo turno, pelo menos. Mas a previsão não é boa para os concorrentes, já que, de acordo com a mesma pesquisa, em um possível segundo turno, o candidato do PSD também sairia vitorioso.

Marilisa assume o governo

Jorginho Mello (PL) se licenciou do governo do Estado na noite desta quarta-feira, 18, quando transmitiu o cargo para a vice-governadora Marilisa Boehm. Até o próximo dia 30, sem receber vencimentos, ele vai para a campanha, apoiar candidaturas do PL. Esta é a terceira vez que Marilisa trabalha como governadora em exercício. Entre os primeiros compromissos já confirmados, ela participa na noite de hoje da abertura da Omnivarejo, que une as convenções nacional e estadual do comércio lojista, em Balneário Camboriú. Na próxima quarta-feira, ela se reúne com a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, e técnicos da pasta para dar andamento ao Plano Estadual de Políticas Públicas voltadas às mulheres.

Jorginho e Marilisa. Foto: Richard Casas/Secom

Candidatura deferida

Elizeu de Mattos (MDB) teve, há poucas semanas das eleições, sua candidatura finalmente deferida! Concorrendo à prefeitura de Lages, ele, que já comandou a cidade, estava na corda bamba da Justiça Eleitoral por um processo que respondia enquanto ainda estava na prefeitura do município. Na votação realizada nesta terça-feira, 17, Eliseu venceu por 5 votos a 2.

Cobrança

A partir de 23 de setembro de 2024, a Celesc começará a cobrar pelo uso de suas estações de recarga de veículos elétricos em Santa Catarina. Após quase 10 anos de serviço gratuito, essa mudança visa garantir a manutenção e a expansão de um dos maiores corredores elétricos do Brasil, promovendo maior disponibilidade e confiabilidade das estações de recarga. O pagamento será realizado exclusivamente por meio do aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos.

Indústria

A produção industrial catarinense cresceu 6,5% no acumulado dos sete primeiros meses do ano, desempenho acima da média nacional no período, que foi de 3,2%. O resultado reflete o crescimento da indústria de bens de capital, que inclui ramos como a fabricação de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, por exemplo, e que apresentou incremento de 11,6% no ano até julho, segundo dados do IBGE.

Comemoração

O anúncio do Ministério dos Transportes, nesta semana, da contratação de um consórcio de empresas para elaboração dos projetos para a duplicação da rodovia federal BR-282 no grande oeste catarinense, foi festejada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC). O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, havia apelado para o governo federal agilizar a licitação e a contratação da empresa que fará o projeto de duplicação da BR-282, principal via de acesso ao oeste e, também, maior rota para o trânsito da imensa produção agroindustrial da região aos portos e aos grandes centros de consumo.

Acesso rápido

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso à rede social X, na manhã desta quarta-feira, 18, após usuários relatarem que conseguiram acessar a rede. O X está bloqueado no país desde o último dia 30, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias