Vale do Iguaçu será comandado por dois médicos a partir de 2025
Como resultado de uma das eleições mais acirradas do Vale do Iguaçu no domingo, 06, dois médicos comandarão as prefeituras de União da Vitória e Porto União a partir de 1º de janeiro de 2025.
No lado paranaense dos trilhos, o resultado final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi divulgado apenas às 19h48, consolidando Ary Carneiro Jr (PSDB) prefeito eleito de União da Vitória, com 8.324 votos (29,06%), 341 a mais que a segunda colocada, Gabi Bakri (PSD), que recebeu 7.983 (27,87%). Completaram a disputa o atual prefeito e candidato à reeleição, Bachir Abbas (PP), com 7.424 votos (25,92%); Toninho da Ótima (PV), com 2.595 votos (9,06%); e Emerson Lourenço Litwinski (NOVO), com 2.314 votos (8,08%).
Momentos após a confirmação da eleição, o médico declarou à reportagem de O Comércio o desejo de que todos se unam em prol do crescimento de União da Vitória. “É uma alegria muito grande. Foi uma batalha muito grande, mas nós sempre estivemos confiantes de que a população de União da Vitória queria mudança. E nós, com a força da família, tivemos uma luta, fomos guerreiros em termos de não cedermos em momento nenhum, apesar de que tentaram desconstruir toda a nossa caminhada, e o que ocorreu é que a justiça se fez. A justiça divina é muito maior, então está aí. Temos um compromisso muito grande. Estou muito emocionado, mas realmente muito feliz porque sei que nós, o Ary e o Toco, terão condições de poder fazer um excelente trabalho para União da Vitória e para toda a nossa região. Estão de parabéns os nossos eleitores de União da Vitória, a nossa população. Eu quero também parabenizar aos candidatos que concorreram conosco, que tiveram durante todo esse período um trabalho árduo. Eles pediram votos e não é fácil pedir voto. A todos eles um grande abraço. A partir deste instante, que se desarmem os ódios, que se queira o bem e que prevaleça o bem para o bem de União da Vitória”.
Gabi Bakri, ainda na noite de domingo, usou as redes sociais para agradecer os votos recebidos e desejar sucesso a Ary Carneiro Jr. “Estou passando para agradecer os 7.983 votos de confiança que eu e o Almires recebemos. Seguimos de cabeça erguida, com a certeza que fizemos uma campanha linda, limpa, respeitosa, e o principal: nós não desviamos dos nossos princípios. Deus sabe de todas as coisas. Não era para ser. União da Vitória merece o melhor e eu desejo muito sucesso ao prefeito eleito, aos vereadores eleitos, as vereadoras. [Fico] feliz que nós estamos batendo um recorde do número de vereadoras na Câmara. Tenho certeza que a gente está deixando um legado e que estamos incentivando, sim, mais mulheres a participarem da política, porque aqui também é o nosso lugar. Obrigada, gente. Obrigada a nossa equipe, obrigada a todos que nos apoiaram. Foi lindo. Foi maravilhoso e vida que segue. Desejo o maior sucesso do mundo para a cidade que eu amo, que eu nasci, que eu vivo, que eu quero viver para o resto da minha vida. Gratidão”.
Bachir Abbas fez uma declaração na segunda-feira, 07, pela manhã, destacando o que considera ser conquistas de seu mandato, além de congratular o prefeito eleito. “Gostaria hoje de agradecer os quase 7.500 votos que tivemos. Estou aqui com o Ricardo, meu amigo de caminhada nessa luta. A gente tem que agradecer todas as pessoas que nos receberam nos seus lares, nas indústrias, em toda União da Vitória. O homem público é o legado que ele deixa. E é isso que nós fizemos nesses quatro anos por União da Vitória: deixar um legado no cuidado com as pessoas, um legado na educação, tirando mais de 600 crianças da fila de espera dos nossos CMEIS, um cuidado em todos os setores, um cuidado com o nosso funcionalismo público, com os nossos aposentados. Mais de R$ 100 milhões nós colocamos [no Fumprevi] e esse era nosso objetivo na campanha, mostrar tudo que nós fizemos, o trabalho que nós fizemos. Foi um governo de desafio, um governo de coragem. Enfrentamos a pandemia, enfrentamos a enchente, e é isso que é importante no homem público, enfrentar os desafios. A gente só tem que agradecer União da Vitória, essa terra em que eu nasci, essa terra que me deu a oportunidade de ter sido vice-prefeito, de ter sido prefeito. Agora, a democracia é assim, minha gente. Na democracia você ganha, você perde, e você tem que respeitar o resultado das urnas. E eu gostaria de aproveitar e desejar sucesso para o doutor Ary Carneiro, para o Toco, porque a gente ama essa cidade, a gente quer que essa cidade cada vez cresça mais, na cultura, na geração de emprego e renda e, principalmente, no cuidado com as pessoas. Ricardo, obrigado por estar ao meu lado, é uma satisfação, a gente fez um grande trabalho, a gente fez o que precisava ser feito, com honestidade, com trabalho e com respeito às pessoas”.
“Agradeço de coração, mesmo, todas as pessoas que votaram em nós, porque a gente sabe que esses 2.314 votos foram de pessoas que viram as nossas propostas, viram o nosso plano de governo, assistiram o debate e falaram: esse candidato está preparado para administrar União da Vitória”, declarou o candidato Emerson Lourenço em vídeo postado na segunda-feira, 07.
Toninho da Ótima também usou as redes sociais para agradecer o eleitorado. “Agradeço imensamente a cada um de vocês que confiou e acreditou no nosso projeto. A luta continua, e os sonhos que compartilhamos seguem vivos em nossos corações. Agradeço imensamente ao amigo, companheiro de lutas e meu vice Pedro Ivo, que mesmo diante das dificuldades com sua saúde esteve presente em todos os momentos. Obrigado por todo carinho, porta aberta, sorriso recebido, aperto de mão. Termino essa eleição de cabeça erguida e grato pela caminhada”.
Em Porto União
No lado catarinense, o resultado final foi divulgado pelo TSE às 19h11. Juliano Hassan (PL) teve 9.334 votos (49,85%), 631 a mais que Célio Tucano (PSDB), que obteve 8.703 (46,48%). O terceiro candidato na disputa, Celestino Glaab (PT), conquistou 668 votos (3,67%).
Após a divulgação do resultado final, Juliano afirmou à reportagem que irá governar para toda a população do município, e não apenas para seus eleitores. “Não foi uma eleição fácil, foi uma eleição com muita simplicidade, com muita humildade, com muita transparência da nossa parte. Gostaria de dar parabéns aos demais candidatos. Parabéns à minha esposa e meus filhos que tiveram a maior compreensão e paciência comigo neste momento. À minha vice-prefeita, a Suelen, fundamental para nós preservarmos, representarmos e defender as mulheres que foram esquecidas nestes últimos oito anos aqui em Porto União. Então aqui nós só temos palavras de agradecimento, de gratidão. Agradecemos a doutora Salime que foi a primeira vice-prefeita, e agora teremos a Suelen, a segunda vice-prefeita de Porto União. Volto a repetir: nós não estamos em uma guerra política. Nós temos que parar de polarizar nesse Brasil. Aqui não é uma guerra de um lado ou do outro, pois nós governaremos para todos, independente da quantidade de votos. Sempre há um ganhador. Na eleição passada nós fomos os perdedores, mas saibam, vocês que perderam, que o Juliano e a Suelen vão governar para uma Porto União para todos”.
Na manhã de segunda-feira, Célio Tucano publicou, em vídeo, mensagem aos eleitores. “Amigos de Porto União, estou passando nesse momento para fazer um agradecimento aos 8.703 munícipes que confiaram o voto de confiança em mim e no Ruan. Que Porto União continue seguindo no caminho certo”.
“Nós reconhecemos o resultado das urnas e desejamos sucesso ao novo prefeito. Muito obrigado, Porto União, por escutar nossa mensagem e acreditar no nosso trabalho”, completou o candidato a vice, Ruan Wolff.
Na Câmara
No domingo, também foram eleitos os vereadores que ocuparão as 13 cadeiras de União da Vitória e as 11 de Porto União a partir de 1º de janeiro de 2025. São eles:
União da Vitória
Thays Bieberbach (PT) – 776 votos
Ricardo Sass (PL) – 726 votos
Alemão da Agropecuária (PL) – 696 votos
Anderson da Locadora do Rocio (Republicanos) – 658 votos
Cléo da Assistência (PP) – 594 votos
Guga Protetora (União) – 576
Cortellini (UNIÃO) – 570 votos
Borracha (PL) – 499 votos
Professor Marcio (PSD) – 467 votos
Pastora Josi (PL) – 464 votos
Joarez Tica (DC) – 447 votos
Pires Filho (PP) – 434 votos
Professor Cordovan Neto (PSB) – 413 votos
Porto União
Fernando Barulho (PSDB) – 786 votos
Pasqualin (PSDB) – 733 votos
Brasa (PSDB) – 608 votos
Dr. Walbert (PL) – 558 votos
Almir Borini (PP) – 503 votos
Sandro Batata (MDB) – 479 votos
Gildo Masselai (PL) – 455 votos
Miguel Von (PODE) – 453 votos
Vanderlei Werle (UNIÃO) – 445 votos
Aninha do Salão (UNIÃO) – 430 votos
Vanessa da Causa Animal (PSD) – 407 votos