Eliseu Mibach: “Fiz o melhor, dei o melhor de mim”
O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, que encerra seu mandato no próximo dia 31, conversou com a reportagem de O Comércio a respeito de seus oito anos de gestão. Na oportunidade, fez um balanço de suas ações como administrador do município.
Jornal O Comércio (JOC): Considera seu mandato uma missão cumprida? O senhor conseguiu executar os projetos que havia planejado para Porto União?
Eliseu Mibach (EM): Fiz o melhor, dei o melhor de mim. É lógico que um administrador e uma pessoa que gosta tanto de Porto União, um entusiasta como eu, jamais me contento com o que eu fiz. Eu acho que tem que fazer mais. Eu queria fazer muito mais e trabalhei muito, me dediquei muito, tanto é que estamos trabalhando até os últimos dias do mandato. Estamos pavimentando e fazendo obras para que Porto União não pare. Eu tenho a dizer que gostaria de ter feito muito mais, mas o tempo é limitado, os recursos também são limitados. Nós temos que acreditar que o melhor foi feito, mas certamente poderíamos ter feito mais.
JOC: Que legado o senhor acredita que deixa para o município em áreas prioritárias, como saúde e educação?
EM: Em cada secretaria, nós temos uma história. Vamos começar pela saúde, que é mais polêmica. Quando eu assumi o município de Porto União em 2017, nós não tínhamos sequer uma ambulância na secretaria, quanto mais veículos para levar os pacientes que fazem o tratamento fora do domicílio. Eu tive que emprestar uma ambulância do Corpo de Bombeiros para termos uma. Hoje nós temos todos os veículos novos, as ambulâncias novas, sem falar da estrutura da saúde, do prédio da saúde. Muitas pessoas não lembram, mas aonde nós estávamos? No porão do prédio do INSS, no primeiro piso, sem estrutura, absolutamente arcaico. Nós compramos o prédio do SESI e não estamos devendo, nós pagamos, está tudo pago. Aquele prédio foi transformado num Centro de Saúde invejável. Porto União hoje tem uma estrutura fenomenal. Todo o prédio e com todos os consultórios, todos eles instalados, inclusive com um consultório de oftalmologia que nenhum município tem, com todos os equipamentos de oftalmologia. Sala de pequenas cirurgias, sala de gesso, tudo com oxigênio instalado, tudo com camas das mais modernas que existem no mercado, com controle remoto, nada daquelas camas de manivela. E também um prédio da farmácia construído novo, nos fundos, com dois andares. Ainda as salas de fisioterapia. Nada disso nós tínhamos. Hoje temos todas as especialidades lá na Secretaria de Saúde, e isso foi comprado e pago.
No mais, compramos os terrenos na frente da Secretaria de Saúde, um terreno e mais outro nos fundos. Quem é mais antigo, quem conhece a região, lembra onde era antiga Bebidas Andorinha. A prefeitura comprou tudo aquilo. São 2000 metros quadrados de área, considerando as duas compras, com um barracão e ali a ideia era construir um prédio de 15 andares, onde cada andar seria uma especialidade médica, com dois elevadores, e lá no último andar um auditório para treinamento do pessoal. Enfim. Isso ficou no projeto. Isso ficou no sonho. Mas o terreno está comprado e pago. Veja bem, quanto vale esse terreno de 2000 metros quadrados no centro da cidade, quanto vale o terreno que nós compramos do SESI de 6000 metros quadrados que está todo pago, no centro da cidade e com toda a infraestrutura que nós conseguimos instalar. Inclusive, nos fundos da Secretaria de Saúde, nós já temos um projeto pronto, com a licitação pronta, com a ordem de serviço assinada, com verbas viabilizadas pelo deputado estadual do PSDB, Marco Vieira, para que nós possamos construir o novo prédio do CAPS. Já está licitado, com a verba garantida, ordem de serviço assinada, é só executar. Eu deixo o projeto pronto, com licitação, com tudo prontinho.
Também a construção do posto de saúde do bairro São Francisco, um mini hospital, já está inaugurado e entregue para a população. Só para lembrar as pessoas que usam a saúde pública, no posto de saúde do Vice King, por exemplo, nós tínhamos que atender a população do Jardim Oliveira, do Loteamento Palmas, do Vice King e do São Francisco. Aí nós construímos um posto novo, gigante, no bairro São Francisco. Com isso desafogou o posto de saúde do bairro Vice King. Nessas condições, nós podemos dar um atendimento ainda melhor para aquela população que é atendida no posto de saúde do Vice King. Também a reforma de todos os postos de saúde, até do interior. Reformamos o posto de saúde lá no Rio Bonito, na cabeceira da Barra Grande, em Santa Cruz do Timbó, São Miguel da Serra. Aí no São Bernardo do Campo, no bairro São Pedro, em todos os postos de saúde nós passamos fazendo reformas. E também, além de tudo isso, com a nova farmácia, um prédio de dois andares cheio de medicamentos à disposição da população, nós agora ainda contratamos novos farmacêuticos, estamos abrindo a farmácia 24 horas já faz um mês. O nosso secretário de Saúde, Ruan Wolf, assumiu a secretaria e revolucionou tudo aquilo. Estamos praticamente sem filas na secretaria. Não tem mais filas. Os pacientes de oftalmologia o médico está vindo de fora agora, vai ficar aqui mais uma semana hospedado no município atendendo a toda a população, zerando as filas. Zeramos filas de todas as especialidades que estavam pendentes. Agora com as ambulâncias novas, veículos novos, estrutura nova, central de medicamentos nova, tudo comprado, tudo licitado. Os contratos de medicamento foram todos renovados por mais um ano para quem entrar lá só tocar.
E ainda para encerrar a questão da saúde, tem o curso de medicina que nós trouxemos para Porto União. Ficamos dois anos trabalhando nessa questão. O curso é uma realidade, já está aí com a quarta turma entrando, e isso o que que vai representar para nós? Mais uns anos e esses estudantes de medicina estarão dentro dos postos de saúde trabalhando gratuitamente para a nossa população, porque eles têm que fazer o estágio e esse estágio não é remunerado, é gratuito. Eles vão estar dentro do hospital, vão estar dentro da Secretaria de Saúde, vão estar dentro dos postos de saúde, trabalhando gratuitamente para a prefeitura e para a população da nossa cidade. E não vai ser só em Porto União. A cidade não vai ter como atender a todos esses estudantes. Por isso vai atender todos os municípios da região, vamos falar assim, todos os municípios do Planalto Norte Catarinense e todos os municípios do Sul do Paraná. Todos vão ser beneficiados. Então esse foi o trabalho da saúde que nós fizemos no decorrer desses anos.
Vamos falar da educação. Olha o resultado. O melhor Ideb dos últimos 18 anos. O melhor ICMS do Planalto Norte Catarinense. O repasse do ICMS é baseado nos dados da educação. Como Porto União ficou em primeiro lugar no Planalto Norte Catarinense, com o melhor Ideb dos últimos 18 anos? Estamos com a escola em tempo integral, estamos com as escolas todas reformadas. Não temos demandas nas creches, nas escolas de educação infantil. Não tem criança fora da escola de educação infantil, porque ampliamos as escolas de educação infantil, melhoramos, estamos construindo novas. Inclusive, vamos inaugurar uma ainda este mês lá no bairro Santa Rosa, do qual eu comprei o terreno, construímos e vamos inaugurar agora dia 27 de dezembro, provavelmente. Entrego a escola de educação infantil, um berçário novo e também a escola de educação infantil lá no bairro Santa Rosa. Na parte de baixo do bairro Santa Rosa, não tinha escola de educação infantil. Agora nós construímos. E com essa conquista de Porto União, o que aconteceu? Nós vamos receber nada mais, nada menos, do que 3 milhões de reais a mais no decorrer do ano de 2025 em diante. Isso se não deixar a peteca cair. Se melhorar mais, vai entrar mais recursos ainda para a educação.
Então na educação foram escolas novas, creches novas, tudo à disposição. Nunca faltou um material. Laboratórios novos, tablets para os alunos, ônibus, veículos novos, tudo zero, tudo à disposição da nossa população. As nossas escolas de educação infantil, lá no conjunto Porto União, por exemplo, nós tínhamos uma creche lá que eu construí no ano 2000. Nós fomos lá, botamos ela no chão porque estava pequena, e construímos uma maior. Utilizamos o terreno da antiga creche, juntamos com o terreno do antigo centro comunitário, demolimos o centro comunitário antigo, e fizemos uma nova creche, grande. Depois construímos um novo centro comunitário do conjunto Porto União também. Está lá, à disposição, já foi entregue. Lindo o centro comunitário, igual ao do bairro São Pedro. Dois centros comunitários, coisa mais linda. Falando em centro comunitário, foram três: bairro Vice King, bairro São Pedro e conjunto Porto União.
Mas, voltando para a educação, foi uma revolução. Com a nova creche que está sendo construída lá no bairro Santa Rosa, ficamos com todos os prédios públicos reformados. Lá no bairro Vice King, demolimos inteirinho e fizemos nova. A outra creche do bairro Vice King, mais para o lado do Jardim Oliveira, reformamos inteirinha. Todas as creches foram reformadas, todas foram melhoradas. E também as escolas. Quando eu peguei a escola do bairro Bela Vista, era um problema, estava no Ministério Público, um prédio caindo aos pedaços. A escola da área industrial era horrível, feia, mas reformamos inteirinha. São Miguel da Serra, posso dizer que nem escola tinha. Fizemos uma escola nova e uma creche nova lá em São Miguel da Serra também. Reformamos a creche de Santa Cruz do Timbó. Em tudo que é canto, em tudo que é prédio público da educação, nós fizemos.
Voltar para matérias