O Comércio em sala de aula

Iniciativa aconteceu na Unidade Escolar Professor Germano Wagenfuhr de Porto União


Divulgação

Mesmo com toda a interatividade virtual, a equipe da Unidade Escolar Professor Germano Wagenfuhr, de Porto União, elaborou uma proposta pedagógica para que os estudantes também se interessem pela leitura de jornais. O veículo de comunicação escolhido para ser trabalhado em sala de aula é o jornal O Comércio, que há 90 anos informa os leitores do Vale do Iguaçu e região. Fundado em 11 de junho de 1931 pelo professor e jornalista Hermínio Milis, é considerado um marco da comunicação paranaense.

De acordo com a Pedagoga / Assistente Técnica Pedagógica e Assessora de Direção, Marlene Aparecida Grobe de Campos, o trabalho foi desenvolvido pela professora Jerri Cristina Renner, que ministra aulas de Língua Portuguesa na Unidade Escolar.

“A professora vem desenvolvendo através das diferentes tipologias textuais a ampliação do conhecimento dos seus alunos com a utilização do nosso jornal local (O Comércio), onde os alunos selecionam uma reportagem ou entrevista, estudam a matéria e reelaboram um novo material, cujo trabalho é discutido e exposto em sala de aula entre os demais colegas”.

Segundo a educadora, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o cenário atual no Brasil e no mundo.

“Por compreender a importância deste recurso, o compromisso e a veracidade das informações levamos aos alunos uma oportunidade rica de conhecimento e ampliação do ensino aprendizagem. Este trabalho será dado continuidade com os alunos dos anos finais, visto a efetivação com êxito do trabalho proposto”, diz.

Divulgação

Voltar para matérias