Vacinação avança e caem números de mortes por Covid-19 em SC
A semana termina com duas boas notícias no combate a Covid-19 em Santa Catarina: 1) Com cerca de 8 milhões de doses encaminhadas para os municípios aplicarem pelo menos a D1 na população adulta, de 18 anos para mais, o calendário proposto pela Secretaria da Saúde foi cumprido; 2) Dados da mesma pasta apontam que 143 municípios do Estado não registraram nenhum óbito em decorrência da doença em agosto, segundo notificações encaminhadas pelas gestões municipais. O número representa uma melhora significativa em relação a julho, quando 98 cidades não tiveram mortes causadas pelo coronavírus. A combinação das informações faz aumentar o otimismo em relação ao combate ao vírus, sobretudo reforçado pelo fato de que 66,2% da população adulta já ter tomado ao menos uma dose; e 30,97%, as duas, conforme o Vacinômetro.
“Contamos agora com o apoio dos municípios para atualizarem os dados das pessoas cujas doses não estão registradas no sistema. Nos últimos três meses, nós tivemos recordes de vacinação em massa no Estado. Agora é pensar adiante. Ainda teremos doses de reforços em idosos e vacinação de adolescentes, o trabalho continua”, destacou o secretário André Motta Ribeiro.
Pelo menos 25 municípios já iniciaram a vacinação dos adolescentes de 17 até 12 anos, com doses da Pfizer. A estimativa é de 549.894 mil residentes em SC nesta faixa etária. Paralelamente, os idosos, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, iniciam a dose complementar. As doses começarão a ser aplicadas naqueles com 85 anos ou mais. “Agora daremos mais um passo importante com a vacinação de adolescentes e o reforço em idosos. E para quem recebeu a primeira dose, é muito importante que retorne e complete o esquema vacinal”, destaca o governador Carlos Moisés.
Voltar para matérias