Evasão escolar volta a ser debatida na Alesc

Os números continuam alarmantes e ações para o enfrentamento precisam ser discutidas o quanto antes. Dentro dessa linha, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa (Alesc) promove nesta segunda-feira, 13, uma audiência pública para debater as causas, os efeitos e as ações de combate à evasão escolar em Santa Catarina. Conforme levantamento do Ministério Público de Santa Catarina,10 mil estudantes permanecem fora das escolas neste ano. Um outro estudo, feito pelo IBGE em outubro de 2020, indica que 1,38 milhão alunos, de 6 a 17 anos, deixaram de frequentar as aulas presenciais ou a distância no Brasil. E outros 4 milhões, mesmo matriculados, não receberam nenhuma atividade escolar, num total de 5,5 milhões crianças e adolescentes sem acesso à educação. A audiência pública foi proposta pela deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da Comissão. O encontro será a partir das 14h, na Sala das Comissões, com participação de representantes do Ministério Público (MP), Secretaria de Estado da Educação, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Mesmo se tratando de uma amostragem, os números acima correspondem a uma evasão de 3,8% dos estudantes matriculados, quase o dobro de 2019, antes da pandemia, quando o índice de evasão foi de 2%. Os dados apontam que antes da pandemia, o país tinha 1,7 milhão de jovens em idade escolar fora das salas de aula, número que disparou para mais de 5 milhões com a Covid.

“Temos crianças entre 4 e 12 anos sem frequentar a escola e isso é inconcebível.  A evasão escolar que estamos verificando é assustadora, motivada possivelmente pela dificuldade de acompanhamento das aulas online, porque sabemos que a internet ainda não está disponível igualmente a todos, além de outros fatores “, destaca Marlene.

Evasão escolar e as dificuldades de aprendizado durante a pandemia serão temas de audiência pública na Alesc | Foto Mauricio Vieira/Secom

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