Educação: Mais de 70% dos profissionais estão imunizados
Nesta sexta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, Santa Catarina pode comemorar a marca de mais de 146 mil profissionais da educação com a imunização completa contra a Covid-19, número que representa 72,9% da categoria. Os dados estão disponíveis no Vacinômetro do Estado e incluem trabalhadores das redes pública e privada, do ensino básico ao superior. A vacinação dos profissionais da Educação em SC começou no dia 26 de maio e, conforme dados da SES (Secretaria de Estado da Educação), ao término do primeiro semestre letivo de 2021, em julho, cerca de 95% deles já tinham recebido a primeira dose do imunizante. Ao todo, integram o grupo prioritário mais de 201 mil profissionais, entre professores e trabalhadores da equipe gestora, alimentação, transporte, segurança e serviços gerais em escolas e órgãos administrativos de Educação.
O avanço da imunização dos profissionais da Educação, favorecem a retomada da aulas presenciais, algo que ainda não é 100% no Estado, apesar do baixo índice de contaminação nas escolas da rede estadual. A Secretaria de Estado da Educação (SED) faz acompanhamento diário de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas escolas a partir das informações preenchidas pelos próprios gestores escolares. Desde o início do ano letivo, o percentual de contaminados esteve sempre abaixo de 1% entre os professores e 0,2% entre alunos.
A expectativa da volta completa dos alunos para as salas de aula é apenas para o próximo ano letivo. Por enquanto, a secretaria mantém o modelo híbrido e o rodízio dentro das turmas. A medida alivia em parte a pressão, uma vez que muitos pais ainda precisam se redobrar nos dias em que os filhos ainda precisam ficar em casa. O mesmo se aplica ao ensino fundamental, de responsabilidade dos município e onde em cada cidade há uma realidade diferente. No fim, o que se espera é o avanço total da imunização para que 2022 seja marcado pela retomada integral do ensino em sala de aula.
Voltar para matérias