Mais de 420 mil pessoas não voltaram para tomar a dose 2 em SC
A cada semana Santa Catarina comemora o avanço da imunização adulta e até mesmo juvenil contra a Covid-19. Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são promissores e justificam cada vez mais que o verão que se aproxima possa marcar a retomada ampla das atividades econômicas e sociais. Conforme os dados apresentados esta semana, mais de 64% da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina. Estes números se devem principalmente pela elevada cobertura de idosos e adultos com 40 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal. No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, 99% dessa população já completou o esquema vacinal com duas doses ou dose única, e nos adultos, entre 40 e 59 anos, a cobertura está em 85%. Já na população entre 18 e 39 anos, pouco mais de 46% completou o esquema vacinal até o momento.
Porém, outro levantamento chama a atenção de forma negativa e recebe o alerta do superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário: “Os adultos jovens de 18 a 39 anos são aqueles que, no momento, apresentam as menores coberturas vacinais por não estarem retornando para receber a segunda dose no tempo adequado”. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 423.965 pessoas que tomaram a primeira dose não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda.
Com relação ao reforço, foram aplicadas pouco mais de 153.990 doses em idosos com 60 anos ou mais, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde. O grupo que menos recebeu o reforço foi o de idosos. Somente 30% com idade acima de 80 anos, 22% dos de 70 a 79 anos e menos de 1% dos idosos de 60 a 69 anos receberam esta dose, segundo o vacinômetro estadual.
Voltar para matérias