Fim de semana de Frühlingsfest em Porto União: a Festa da Primavera
Integrantes do Instituto Cultural Grünenwald uniram empolgação, gastronomia, cultura alemã, flores, cores e o aroma da primavera em um só lugar
“Neste fim de semana abrimos a nossa casa à população para um grande evento. O povo merece mais festa e eles colaboraram em tudo, principalmente com animação e educação. Foi maravilhoso! Muito além da nossa expectativa”.
Disse Rainilda Fraisleben, presidente do Instituto Cultural Grünenwald de Porto União, ao mencionar a realização da 1° Frühlingsfest: a festa da Primavera, realizada neste fim de semana.
O evento aconteceu na sede do Instituto, localizado na rua Pedro Mazurechen, no bairro São Pedro. Segundo ela, foi possível unir empolgação, gastronomia, cultura alemã, flores, cores e o aroma da primavera em um só lugar. A comunidade e visitantes acompanharam apresentações artísticas, entre elas, do Grupo Folclórico Ucraniano Fialka do Distrito de São Cristóvão, de União da Vitória.
O evento seguiu os protocolos de combate a Covid-19 conforme orientações da Vigilância Sanitária de Porto União. Foram comercializados chopp, bratwurst (salsicha de origem alemã) e xixo.
O Instituto Cultural Grünenwald nasceu em 1998 com objetivo de resgate da cultura alemã. O grupo passou a se reunir sempre nas segundas-feiras para cantar e, então foi crescendo. Em 5 de janeiro de 2009, foi oficialmente fundado como: Instituto Cultural Grünenwald e hoje é uma entidade reconhecida pelo seu trabalho em festas, eventos e várias atividades culturais no município e na região do Vale do Iguaçu.
Bicentenário da Imigração Alemã
Rainilda também integra neste ano a Comissão Nacional de organização da programação do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil em 2024. O propósito é criar um clima favorável a uma ampla repercussão política, econômica, social, cultural e esportiva no Brasil e nos países de língua alemã.
Voltar para matérias