Festival Polonês acontece em União da Vitória

Evento será realizado no próximo sábado, na praça Coronel Amazonas


A Associação Polska Braziliana Karol Wojtyla de União da Vitória realiza neste sábado, 06, o Festival Polonês: arte e cultura. O evento acontece na praça Coronel Amazonas, na área central, das 13h às 18h. Segundo a comissão organizadora do evento, serão adotados todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19.

De acordo com Scharlene Amarante, organizadora do evento em conjunto com a Associação Polska Braziliana, o Festival Polonês foi aprovado pelo Projeto Nº 14.017 / 2020, conforme a Lei Aldir Blanc, também chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ou Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, elaborada pelo Congresso em 29 de junho.

“A cultura necessitou se reinventar por conta da pandemia e cá estamos! Foi um período difícil, mas que por meio dos recursos tecnológicos chegamos mais próximo da comunidade para manter viva as culturas étnicas no Vale do Iguaçu”, diz.

As atividades do Festival Polonês iniciaram no dia 28 de outubro, na cidade vizinha de Mallet, por meio da exposição O Surreal Polonês aos Olhos da Arte, na Biblioteca Cidadã Miguel Bakun.

Na ocasião, os presentes foram contemplados com o pão e o sal disponibilizados pelo Grupo Folclórico Polonês Mazury. Foi explicado que o pão é para que a vida seja abundante e, quando unida ao sal, para que se tenha sabor. A exposição contou com o talento de Simone Barbosa, artista plástica integrante da Associação dos Artistas do Vale do Iguaçu. As próximas exposições já estão agendadas para acontecerem em Paula Freitas, Cruz Machado e Porto União até dezembro deste ano.

“Iniciamos o evento com muita gratidão. O Festival está sendo feito para a comunidade. Que seja o primeiro de muitos que virão. O intuito é celebrar a arte e a cultura polonesa”, afirma Scharlene.

O evento em União da Vitória contará com apresentações artísticas e vendas de doces e salgados tipicamente poloneses. Já está confirmada a participação de Pedro Pudla, com sua primeira apresentação solo na música; Emanuelly Naira Vesolek e Andrielly Noeli Vesolek representando o Grupo Folclórico Polonês Mazury, com músicas do país homenageado; participação do Grupo Orzeł Biały de Cruz Machado; do Grupo Folclórico Ucraniano Fialka de União da Vitória; Denis Linsmayer, com a apresentação da música eslava na flauta doce; entre outros artistas locais e regionais.

“Teremos muita surpresa no dia do evento. Não vou dar spoiler (risos), pois todos estão convidados à conferirem. Temos muitos poloneses e decentes aqui no Vale do Iguaçu. Ainda, temos diversos pratos tradicionais da cultura polonesa encontrados em restaurantes no Vale do Iguaçu”, acrescenta.

O movimento migratório de poloneses para o Brasil ocorreu principalmente nos séculos XIX e XX. A maioria dos imigrantes se estabeleceu no Paraná e em São Paulo. Atualmente, se estima que haja entre 1,5 e 1,8 milhões de descendentes de poloneses no País.


Associação Cultural Polska-Brazilian

A Associação Cultural, conforme o prefeito em exercício de União da Vitória na época, Warrib Motta, foi declarada de Utilidade Pública conforme a Lei nº 3852/2010.

Ela foi fundada em 02 de maio de 2010, data em que se comemora o Dia do Imigrante Polonês no Brasil, com a finalidade de executar, promover, fomentar e apoiar atividades culturais artísticas, sociais e o resgate e aculturação das tradições polonesas. A Lei foi de autoria do vereador Ricardo Adriano Sass.

Voltar para matérias