Região Turística Sul do Paraná apresenta projeto de mídia
Aconteceu na manhã de sexta-feira, 10, no Sesc de União da Vitória, um encontro entre representantes do Poder Público e lideranças empresariais. Na oportunidade foi apresentado um estudo para posicionamento e divulgação da marca da Região Turística Sul do Paraná.
Reconhecida em março deste ano, a 15ª RT abrange Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória, mais o município de Pinhão. O estudo foi realizado pela Instância de Governança Regional (IGR), Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e Sebrae/PR. A Fecomércio Sesc Senac/PR e a Paraná Turismo apoiam a iniciativa.
Daiane Scolaro, presidente da Atema, explica que o sul do Paraná foi desmembrado de outra RT e que é preciso criar uma identidade regional.
“Nossa região tem muitos atrativos turísticos, como roteiros, eventos e é a maior produtora de erva-mate do Estado, por exemplo. É preciso gerar a sensação de pertencimento e de orgulho de ser do Sul do Paraná. Para tanto, o Sebrae nos ajudou, elaborando um plano de comunicação e de posicionamento da marca”, explica Daiane.
A presidente da Atema, entidade gestora da IGR, salienta que a intenção foi apresentar o planejamento às lideranças políticas e empresariais as estratégias traçadas e busca apoio para o plano de mídia, que está orçado em cerca de R$ 450 mil.
O estudo apresentado pelo Sebrae/PR adota quatro estratégias: presença digital, folheteria, eventos e sinalização turística rodoviária. Há, também, projeto para captação de recursos.
“O Sul do Paraná tem belezas naturais, gastronomia típica, riqueza cultural e histórica. É preciso ter uma estratégica de comunicação para que todo esse valor seja percebido pelo turista e gere novos negócios para a região”, observa Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR.
Alyne acrescenta que a divulgação da marca RT Sul do Paraná é importante também para que meios de hospedagem, atrativos, roteiros e passeios, restaurantes e outros produtos turísticos se percebam pertencentes e apostem na estratégia da regional.
Em sua fala, o prefeito de União da Vitória afirmou que o turismo regional exerce um papel importante na retomada da economia, e a criação da RT Sul do Paraná que tem como objetivo divulgar os atrativos turísticos de toda a região vem de encontro a oportunizar a melhoria de renda de toda a população.
“As pessoas depois da pandemia não querem percorrer grandes distancias, e estamos saindo na frente, criando expectativas e alternativas para que o turismo regional fortaleça, o turismo é a indústria sem chaminé”, afirmou Bachir Abbas.
Representatividade
O evento de apresentação foi prestigiado pelos prefeitos de União da Vitória, Bachir Abbas; de Paulo Frontin, Jamil Pech; e de Porto Vitória, Marisa de Fatima Ilkiu de Souza.
Gaby Bakri, chefe do Escritório Regional de União da Vitória da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), representou a Casa Civil e o deputado estadual Hussein Bakri.
O público também foi formado por secretários municipais de Turismo, vereadores, empresários e representantes de entidades parceiras.
Voltar para matérias