União da Vitória e Porto União zeram casos de Covid-19 por um dia

Feito foi comemorado e apontado como sinal da eficácia da vacinação


(Arquivo Jornal O Comércio)

O primeiro caso de Covid-19 no Vale do Iguaçu foi registrado em 27 de março de 2020. Na última terça-feira, 14, 627 dias após a confirmação da primeira infecção, Porto União zerou seus casos ativos. No dia seguinte, 15, o feito foi repetido por União da Vitória. O marco foi comemorado pelas administrações por meio das redes sociais.

O secretário de Saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis Santa Isabel, aponta a importância da vacina para a diminuição do número de casos ativos. Porto União já vacinou 92,3% da população apta a receber o imunizante com a primeira dose, e 85,73% com a segunda dose, de acordo com a secretaria de Saúde de Santa Catarina. Em União da Vitória a taxa é de 81,84% na primeira dose e 68,31% na segunda dose.

“É sinal de que a vacina realmente não só funciona como os nossos munícipes estão tomando o cuidado devido. Mas não devemos facilitar e não devemos, principalmente, ser negligentes com as medidas sanitárias”, alerta.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, também abordou a importância da vacinação e seu reflexo no número de infectados.

Depois de um ano de incertezas, tristezas e de muitas perdas que passamos devido a pandemia da Covid-19, receber esse número nos dá uma imensa alegria e a certeza de que com as vacinas e os cuidados que ainda devemos ter estamos no caminho certo”.

Marivaldo destaca, ainda, que apesar de ser um marco importante, os números de infecção são dinâmicos. Na quarta-feira, 15, por exemplo, Porto União registrou um caso ativo, enquanto que União da Vitória saiu de zero para três casos ativos na quinta-feira, 16.

“Podemos dizer que esse marco é um marco transitório porque sabemos que o registro diário dos contágio é dinâmico então hoje nós estamos zerados mas amanhã nós podemos ter um infectado e aí a gente vai ficar nessa balança: um pra mais, dois pra mais, dois pra menos, não é uma coisa absoluta, mas já é um marco ver que já passamos 24 horas sem um contagiado estabelecido com sintomas”, comenta.

Na terça-feira, 14, Porto União também comemorou a marca de um mês sem registro de óbitos em decorrência da Covid-19. Em União da Vitória a última morte causada por complicações da doença foi registrada em 25 de novembro.


Pico da doença foi registrado em maio

Em maio deste ano, o Vale do Iguaçu registrou, no total, 2.568‬ novos casos, sendo 1099 em Porto União e 1469 em União da Vitória, uma média de 82,83 novos casos por dia, levando em consideração os números de ambas as cidades.

Neste ano, União da Vitória não teve nenhum mês com menos de 100 novos casos. O mês com menor número de novos casos foi novembro, com 126 casos. Em dezembro, contudo, a tendência é de que os números sejam animadores: até o dia 16 o município havia registrado apenas oito novos casos. Em Porto União, agosto foi o único mês a apresentar menos de 100 novos casos: foram 87 registrados em um período de 31 dias. Em dezembro, assim como na cidade vizinha, a tendência é de queda, visto que até o dia 15 o município havia registrado seis casos.


Queda no número de casos têm reflexo nos hospitais

No auge da pandemia, o Vale do Iguaçu chegou a ter mais de 100% de taxa de ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19. Agora, a queda no número de casos ativos resulta na diminuição da taxa de ocupação. Prova disso foi a possibilidade de desativar alguns dos leitos criados especialmente para o enfrentamento da pandemia como no caso do Hospital Regional, que desativou quatro unidades, enquanto que a APMI desativou todos os leitos específicos para Covid-19.

Voltar para matérias