Hotel Flórida em novo endereço
Ideia inicial era a reforma completa do prédio de União da Vitória; porém para 2022 os rumos foram outros
Os tapumes que encobrem – por enquanto – um dos mais antigos prédios do Vale do Iguaçu têm chamado a atenção dos moradores. Desde o segundo semestre do ano passado, o Hotel Flórida, que fica na rua Cruz Machado, bem no coração de União da Vitória, ganhou novo layout.
Maria Lucia Fyewski Ramos, proprietária do Hotel, e o filho Alexsandro, que assumiu recentemente a administração do espaço, compartilharam em novembro de 2021 a história do patrimônio no caderno especial O Comércio Em Obras, que teve como objetivo registrar a evolução urbana local, a riqueza arquitetônica presente e as novas tendências da construção civil. Foi então que comentaram que a ideia inicial seria a reforma completa do Hotel Flórida.
Maria Lucia já havido encaminhado a papelada e feito um orçamento junto a um engenheiro e arquitetos locais.
“Porém, por conta dos decretos de combate a Covid-19 o Flórida ficou fechado por 23 dias, entre março e abril de 2020. Optamos então por construir um novo espaço para os clientes. O custo para a reforma ficou extremamente alto, pois o hotel é muito antigo, sendo construído há mais de cem anos e que já apresenta deficiência no telhado, parte hidráulica e elétrica. Já estamos há seis anos sem hospedar as pessoas no segundo andar do prédio, por conta da sua estrutura. Pretendemos agora modernizar o local”, explicou Alexsandro.
Desde o começo do ano, a porta de acesso principal do Flórida deixou de receber o público na rua Cruz Machado, passando a receber os clientes na rua ao lado, a Ipiranga.
“Não temos planos para a estrutura já existente. Houve rumores sobre uma possível demolição, mas não temos nada de concreto para o que vai acontecer com a estrutura original. Irá continuar sendo o Hotel Flórida, porém agora com três andares e com acessibilidade”.
De etnia polonesa por parte de pai, Maria Lucia, que saiu do interior de Cruz Machado em 1969, tem ajudado a preservar o patrimônio histórico de União da Vitória. Da venda de cachorros-quentes em praça pública, ela não titubeou em realizar o sonho de assumir a administração do prédio.
Maria se casou com Alaôr, filho do dono do Hotel Flórida.
“(risos) sim! Eu casei com o filho do dono do hotel. Eu sempre gostei de lidar com o povo. A minha sogra adoeceu e eu ajudava nas tarefas como limpar o ambiente, fazia bolo e servia no café da manhã, além de arrumar as camas. Eu não tinha experiência com o financeiro e o meu marido não gostava muito de ficar ali (no Hotel), pois o pai dele não o deixava fazer as coisas livremente; ele era difícil de lidar. Já a minha sogra era mais maleável e com outra visão das coisas”.
Com Alaôr, Maria, na posição de empresária, teve três filhos: Adriano que atualmente é professor na UFSC em Curitibanos (SC), Alexsandro que é o administrador Hotel Flórida desde 2017 e o Anderson, que é biólogo e reside na Suécia.
A abertura do Hotel Flórida para clientes aconteceu em 29 de novembro de 1957, porém a sua averbação (registro) é de 1926.
Voltar para matérias