União da Vitória retomou sua posição no mapa da aviação comercial
Reestreia do Voe Paraná aconteceu na terça-feira. Operações serão feitas com o Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove clientes
“Meu falecido pai me contava que União da Vitória dispunha de três empresas aéreas no passado, sendo a Varig, a Real e a Cruzeiro. Sempre falei à ele que seria necessário retomarmos à esse tempo de desenvolvimento. É por isso que após 50 anos, União da Vitória retomou sua posição no mapa da aviação comercial. O feito aconteceu no dia 22 de outubro de 2019, no Aeroporto José Cleto. Necessitou de uma pausa em seus voos por conta da pandemia. Porém, cá estamos. A reestreia do programa aconteceu nesta terça-feira, 25”.
A narrativa é do deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), que juntamente com o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas e do diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, estiveram entre os ocupantes do transporte para a reestreia do Voe Paraná, programa que foi lançado pelo governador Ratinho Junior em outubro de 2019.
Apontado como a opção mais rápida para quem precisa se deslocar entre União da Vitória e Curitiba, o voo de retomada decolou às 13h45 de Curitiba (PR) com destino ao Aeroporto Municipal José Cleto, no Distrito de São Cristóvão.
“A parceria com a prefeitura de União da Vitória e o Governo do Estado do Paraná foi muito importante para este processo. O anúncio da redução do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) no Paraná possibilitou com que a empresa oferte as passagens aéreas com preços acessíveis. Eu como um deputado jamais permitiria que nós (União da Vitória e região) ficássemos para atrás de outras cidades. O programa também tende a fortalecer o turismo e a geração de emprego e renda”, afirma Bakri.
As operações serão realizadas três vezes por semana em União da Vitória, feitas com o Cessna Gran Caravan, modelo utilizado pela empresa sub-regional da Azul, a Azul Conecta, com capacidade para nove passageiros.
“Tenho orgulho em falar que eu participei desde as primeiras conversas sobre a inserção de União da Vitória com o Voe Paraná; além de contarmos com a presença em nossa sede do Governador Ratinho Junior, que resultou nesta reestreia que estamos comemorando agora. As tarifas são atraentes e tenho dito que vamos ligar União da Vitória ao Brasil e ao Mundo. A Azul atualmente é a empresa com o maior número de decolagens e o maior número de atendimentos, atuando em 140 municípios. A intenção é ofertar ao passageiro de União da Vitória a oportunidade de estar em outros lugares do País e de voos para o exterior”, pontuou Veras.
A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta semana a operação de dez novos destinos no Paraná. Todos conectam cidades do interior a Curitiba, como parte do Voe Paraná, sendo Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória, que passaram a receber voos vindos da capital nesta segunda-feira, 24 e nesta terça, 25.
“Os voos regulares irão alavancar a geração de emprego e renda e o turismo. Este foi um anseio em conjunto das forças políticas, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema)”, disse Abbas.
A concretização destas operações se deve a uma parceria do Governo do Estado com a Azul. Em outubro do ano passado, a direção da companhia se reuniu com o governador Carlos Massa Ratinho Junior para anunciarem o acordo de expansão da malha aérea por todo o Paraná. Desde então, a empresa já comercializa passagens para os dez novos destinos em todos os seus canais oficiais.
Voltar para matérias