Adriano Lara, lembra dele?
Atleta de União da Vitória teve passagens por diversos times no futebol brasileiro e internacional
O mais famoso jogador de futebol do Brasil ganhou o apelido de Rei ao encantar plateias no mundo todo.
Você lembra disso?
Escolhido como o Atleta do Século, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) nasceu na pequena cidade de Três Corações, em Minas Gerais, e saiu do interior para conquistar o título de Embaixador Mundial do Futebol.
A carreira de Pelé, que viria a se tornar o Melhor Jogador do Século, segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), começou aos dez anos, quando entrou para o Bauru Atlético Clube, em São Paulo. A história de sucesso de Pelé muito nos aproxima da narrativa de vida de Adriano José de Lara, ou simplesmente Adriano Lara, como ficou conhecido no Brasil e no mundo.
O menino que nasceu em União da Vitória e que tinha como grande sonho se tornar jogador de futebol profissional viu sua estrela brilhar. Durante 15 anos, ele levou o nome de União da Vitória em seus dribles por times de renome no futebol brasileiro e internacional.
“Fui atleta profissional de futebol por mais de uma década. Hoje tento ajudar os jovens a realizarem o mesmo sonho que o meu no esporte”, conta.
Aos 34 anos, Adriano mora atualmente em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). É representante de atletas e administra um Centro de Formação de Atletas, chamado de Life Academy.
“Como meta pretendo ajudar meninos na caminhada de realizar o sonho de se tornar um atleta profissional de futebol por meio da Life Academy. Também pretendo colaborar servindo os jovens e crianças no Projeto Jogo da Vida, que é uma ação voluntária que oportuniza uma escolinha de futebol para crianças”, diz o atleta.
Adriano Lara visitou recentemente União da Vitória e, na ocasião, concedeu entrevista para o narrador esportivo da CBN Vale do Iguaçu, André Zanetti. Amigos de longa data, Zanetti apresentou o atleta enaltecendo a sua experiência e dinamismo com o futebol.
“Adriano Lara botou no bolso muitos craques, como Neymar Jr., Ronaldinho Gaúcho, enfim, possui uma vasta lista jogadores e futebol e que ficaram no bolso do morador de União da Vitória. Seu nome foi evidenciado em jogos do Campeonato Brasileiro jogando pelo Atlético Goianiense, Paraná, Maringá e também Rio Ave, de Portugal. Adriano finalizou sua carreira na Associação Atlética Iguaçu de União da Vitória. Jogando diretamente ou não, Adriano sempre será lembrado no futebol. Uma pessoa muito gente boa, humilde e talentosa”, afirma.
Ele também conquistou o título do acesso de 2018 jogando pelo time de Pelotas. Também marcou presença no Coritiba, Araucária EC, Veranópolis, Ypiranga-RS, São Paulo-RS e JMalucelli. Ao total, participou de 149 jogos.
De gandula à atleta profissional
Adriano entrou no campo pela primeira vez aos 13 anos como gandula em União da Vitória (que é aquele que busca e devolve aos jogadores as bolas que saem do campo durante uma partida).
“Depois veio a realização de um sonho, que foi jogar pelo Iguaçu, o que aconteceu no último ano da minha carreira, sendo este o meu último clube. Ainda ser campeão em 2020, levantamos a taça de campeão da Terceira Divisão Estadual”.
Voltar para matérias