União da Vitória e os seus 132 anos de instalação como município
“Cidade de mil rostos num único tronco, assim eu te considero, assim eu te gosto”. A frase que está cravada no monumento do Centenário de União da Vitória, colocado no acesso à cidade pela ponte Domício Scaramella. A obra foi projetado e executado por Ivahy Detlew Will, com a supervisão de seu pai Jorge Will, de saudosa memória.
Prefeito agradece o trabalho de Ivhay Detlew Will
A foto registra o agradecimento do saudoso prefeito Mário Riesemberg a Ivahy Detlew Will pela elaboração do projeto do monumento do Centenário de União da Vitória.
O passado e o presente de União da Vitória
A coluna Uma Visita ao Passado vem, em textos especiais, mostrando a União da Vitória do passado e da atualidade. E a passagem do Centenário, em 1990, pela sua importância, vem merecendo destaque especial.
Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um. Neste domingo, 27 de março, nosso desejo é que cada munícipe união-vitoriense (apesar da circunstância extraordinária que a humanidade vive ainda com a pandemia da Covid-19, agravada com uma guerra ameaçadora), seja um ponto de apoio na construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e os jovens, neste processo contínuo de transformação que a cidade vive com mudanças nunca antes desenvolvidas pelos que a comandam e, principalmente, pelo amor e garra do povo por sua cidade.
Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! O desejo que as conquistas da comunidade união-vitoriense sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa, mais feliz e boa de se viver.
Parabéns gente guerreira deste pedacinho do território paranaense localizado no extremo Sul do do Paraná, que tem vontade de vencer. E está vencendo!
+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado
Gente que com seu trabalho diário constrói o desenvolvimento da cidade.
Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não desistindo e não perdendo de vista a esperança, porque não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.
Acreditando nisso que uma equipe de gestores municipais, comandados atualmente pelo prefeito Bachir Abbas, vem trabalhando com afinco, superando dificuldades, transpondo obstáculos, para promover uma qualidade de vida melhor para todos.
Nessa árdua tarefa estamos amadurecendo nossas habilidades, lapidando nosso crescimento profissional. Buscando acertar, servir melhor.
Quem ama, cuida! Neste aniversário de União da Vitória pelos seus 132 anos, vamos pedir a Deus por todos os união-vitorienses (e igualmente pelos porto-unionenses, enfim somos uma única sociedade), saúde e sabedoria, para que toda energia positiva de um povo seja absorvida pela nossa cidade.
A inauguração do monumento do Centenário
A cerimônia de inauguração do monumento, no acesso da ponte Domício Scaramella, em 1990, presidida pelo prefeito Mário Riesemberg, contou com a presença de centenas de pessoas.
União da Vitória, na data do seu 132º aniversário de instalação, merece que lutemos por ela, pela saúde, educação, segurança, transportes, pela infraestrutura, pela ação social, pelo emprego e renda.
Também mais cidadania, habitação, proteção ao meio ambiente, apoio as iniciativas comunitárias, às crianças, aos jovens, adultos e a melhor idade.
Mais entusiasmo, esperança e satisfação pessoal tanto para os que estão no campo, como da cidade. Tudo isso, ainda é pouco para quem merece muito mais.
Ivahy Detlew Will: o autor do monumento
Ivahy Detlew Will era dedicado funcionário da Prefeitura de União da Vitória – responsável pela biblioteca e arquivo do município – foi fundamental para o fortalecimento da cultura e preservação da história de União da Vitória, juntamente com seu saudoso pai Jorge Will. No arquivo histórico de O Comércio, principalmente nas décadas de 70 e 80, podem ser encontrados xilogravuras (xilografias) em madeira, com textos primorosos de ambos. Ivahy é membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu. Aposentado, reside em Curitiba.
E, para quem vive há mais de 55 anos, o mister de registrar a história, apesar dos anos pesar sobre seus ombros, sigo disposto a seguir ao lado daqueles, especialmente dos mais jovens, que acalentam sonhos e desejam construir, com muita garra, um futuro melhor para nós e para as gerações de nossos filhos, netos e bisnetos.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
*Texto elaborado com informações parciais e fotos do livro Santos de Casa, de autoria de Therezinha Leony Wolff e Cordovan Frederico de Melo Júnior.
Voltar para matérias