Campanha de vacinação contra Influenza tem início
Iniciou na segunda-feira, 04, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Dividida em duas etapas, na primeira, que vai até o dia 30 deste mês, podem receber o imunizante idosos com idade acima de 60 anos e profissionais da Saúde.
“O Dia D, que é o dia que a gente intensifica a vacinação, será no sábado dia 30 de Abril”, relata Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski, diretora da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória.
+ O Comércio: Cisvali de casa nova: União da Vitória receberá repasse milionário para a saúde
Em 02 de maio inicia a segunda etapa, voltada para a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Essa fase seguirá até 03 de junho.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Todos os anos, a meta do Ministério da Saúde é de vacinar 90% do público-alvo. No ano passado o Paraná atingiu uma cobertura vacinal de 68,7%. A média de União da Vitória ficou acima da estadual e também da nacional, atingindo cobertura de 75,4%. Santa Catarina teve uma média superior à paranaense, com cobertura de 70,6%. Porto União, em contrapartida, teve cobertura inferior a estadual, ficando na casa dos 68,2%. A cobertura nacional também ficou abaixo da estimativa de 90%, atingindo a marca de 72,8%.
Vacinação contra sarampo
Outro destaque apontado por Paula é a importância da vacinação contra o sarampo. Segundo ela, é crucial que a população mantenha seu esquema vacinal em dia. “A vacina do sarampo já é ofertada no calendário vacinal de rotina, então a gente sempre reforça a necessidade das pessoas portarem a sua carteirinha de vacinação, sempre consultarem, levarem em uma unidade de saúde para ver se tem a necessidade de tomar essa vacina ou não. Acredito que uma imensa maioria das pessoas da nossa região já constataram a necessidade de uma cobertura vacinal ampla, a eficácia das nossas vacinas e em especial da influenza no final de 2021 e início deste ano, a necessidade da gente ter uma vacinação em dia e para isso a gente trabalha bastante. A 6ª Regional já está fazendo a distribuição das vacinas da influenza aos municípios. Do sarampo também. Todas as vacinas do calendário de rotina e também da Covid para a segunda dose de reforço para as pessoas acima de 80 anos”, comenta.
Voltar para matérias