O 109º aniversário do 5º Batalhão de Engenharia e de Combate Blindado de Porto União
Todos os anos, no dia 1º de maio, durante décadas, o aniversário do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União era marcado com uma cerimônia de sua criação e instalação.
Mas, em 2020, quando foi decretada pandemia da Covid-19, a aguardada solenidade comemorativa de mais um aniversário do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado não foi realizada, assim como também não foi realizada em 2021.
Impediu o desenvolvimento de um Projeto Cívico
A pandemia, lamentavelmente, impediu que aquele projeto que vinha sendo desenvolvido – “BANDEIRA – ESCOLA DE CIVISMO” – durante o comando do ten. cel. Damásio Douglas Ribeiro, que chegou a ter continuidade sob o comando do ten. cel. Rogério Perdigão Moura, foi interrompido em virtude do surgimento da Covid-19, que causou profunda mudança na nossa vida e paralisação de ações como aquela marcante desenvolvida pela Unidade do Exército Nacional em dezenas de nossas escolas, incentivando nossos estudantes a conhecer a importância da Bandeira Nacional e sentimento de respeito ao símbolo maior da Pátria Brasileira.
+ Histórias do Vale do Iguaçu na coluna Uma Visita ao Passado
A volta à normalidade com o fim da Pandemia
Agora, tendo como comandante o ten. cel. Jéferson Flores Retori, com a situação da pandemia já controlada, passados dois anos, o 109º aniversário do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado volta a ser realizado com a presença de autoridades e convidados. E, também, dependendo evidentemente das circunstâncias estabelecidas pela Saúde Pública, do retorno do Projeto.
A cerimônia pós Pandemia
Dia 1º de maio de 2022 (domingo), às 11 horas, a solenidade marcará os 109 anos da Unidade, que o saudoso jornalista Arí Milis denominou como “Sentinela Avançada da Pátria Brasileira”.
A foto é provavelmente da década de 40 ou 50 do século passado, no bairro Santa Rosa, em Porto União. Claro que com o passar dos anos os espaços vazios no entorno da Unidade foram ocupados por centenas de edificações, residências, comerciais e indústrias, além de moderna infraestrutura de vias públicas. Atualmente o quartel tem um visual um pouco (na verdade até bem) diferente, pois passou por ampliações e modernização, embora a estrutura original seja a mesma, como vemos na foto.
Uma extensa história de realizações marcantes
Para informar aos nossos leitores a história do 5º Batalhão de Engenharia de Combate de Blindado em nossa região todas as páginas desta edição seriam ocupadas.
Mas tem sua história no coração, mente e alma de milhares de brasileiros, principalmente das gerações dos anos de 40, 50, 60, 70 e 80. E, também, das mais recentes.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Os da minha geração (40) talvez tenham vivenciado as ações mais relevantes desenvolvidas pela Unidade, que não estão somente vinculadas à formação de jovens para uma eventual necessidade de defender a Pátria, mas ligados a trabalhos de proteção da vida da comunidade em circunstâncias ‘especiais’ como as inundações provocadas por fortes períodos de chuvas que inundam a região mais crítica da extensa bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, como a histórica enchente de 1983.
Voltar para matérias