Por onde anda Gustavo Wengerkiewicz Storck? Lembra dele?
Enquanto criança, Gustavo Wengerkiewicz Storck tinha um sonho e não desistiu dele até alcançá-lo. Natural de Porto União, o jovem, com apenas 19 anos, conquistou uma bolsa de estudos para se graduar na Universidade do Sul da Flórida (University of South Florida), situada em Tampa, na Flórida, estado situado no extremo sudeste dos Estados Unidos.
Dono de um bom papo e carismático, o jovem que hoje divide o idioma português com o inglês, afirma que seus esforços valeram a pena; ele chegou aonde queria chegar. “Estou muito feliz. Estar aqui não aconteceu de um dia para o outro, mas sim foram anos de preparação. A minha irmã também está cursando Administração em Curitiba (PR) e está arrasando lá! Estou muito orgulhoso dela também”.
Filho da Cláudia e Fábio Storck, o jovem acredita que todas as oportunidades da sua vida – até aqui -, se devem ao apoio dos pais. “Ninguém nunca duvidou da minha pessoa e dos meus sonhos. Sempre fui encorajado pelos meus pais, parentes e amigos. Sou muito grato”.
Desde o maternal ao ensino médio, Gustavo estudou no Colégio São José, em Porto União. Aos 15 anos ele deixou a sua cidade natal com destino à Joinville (SC) para estudar em uma escola internacional (Coree International School) como preparação para embarcar para os EUA. A resposta veio rápido. Ele mudou para a Flórida em agosto de 2021. “É uma honra contar a minha história – até aqui – para os moradores da minha cidade natal. O Colégio São José certamente foi uma das minhas bases no cenário educacional. Os meu pais seguem residindo aí em Porto União. Pretendo em breve estar aí na cidade e com eles (risos)”, diz.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Aluno Mais Marcante
Estudante de Negócios na USF, Gustavo foi destaque em abril deste ano fora do País. Ele ficou em 2º lugar como o Aluno Mais Marcante da Universidade. Ele foi o único brasileiro a concorrer ao prêmio entre os sete mil universitários, chegando aos 25 finalistas com votação popular que analisou o seu currículo. “Desde menino o meu desejo sempre foi estudar no EUA e isso os meus amigos podem confirmar (risos). A comunidade brasileira em Tampa é muito expressiva, em torno de 200 estudantes representantes de diversas cidades do País. Acredito que eu estou vivendo um dos meus melhores momentos até aqui”. Gustavo também é Diretor de Marketing na empresa USF Student Government.
Alunos brasileiros nos Estados Unidos
Conforme dados de 2019 apurados pelo Estadão, o número de estudantes brasileiros em universidades dos Estados Unidos aumentou 9,8%, chegando a 16.059 no período letivo de 2018/19. A alta é a segunda maior entre os estudantes estrangeiros, ficando atrás apenas da de Bangladesh, de acordo com o relatório Open Doors, da rede Education USA, afiliada ao Departamento de Estado americano. A maior parte dos estudantes brasileiros nos Estados Unidos (7,7 mil) fazia graduação. Outros 4,7 mil cursavam mestrado ou doutorado.
Voltar para matérias