A nova PRC-280: sinônimo de segurança aos motoristas e desenvolvimento para o Paraná
R$ 134,2 milhões para a revitalização da PRC-280. Mesmo em meio às dificuldades orçamentárias impostas pela pandemia, o Governo Ratinho Junior vem mantendo os investimentos ao redor do Estado em todas as áreas, sempre focado no objetivo de promover o desenvolvimento regional.
Na última quinta-feira, foi lançada a pedra fundamental de duas importantes obras na rodovia. Numa delas, 60 quilômetros serão pavimentados em concreto sobre o asfalto, de Palmas até o trevo do Horizonte, em General Carneiro, no entroncamento com a BR-153. Inédita em estradas no Paraná, a técnica vai garantir uma vida útil de 20 a 30 anos para a rodovia – contra até 10 anos do asfalto comum – e demandará menos serviços de conservação e, portanto, menos gastos públicos. Em mais de quatro décadas, será a primeira grande intervenção no trecho para além dos tradicionais tapa-buracos.
Em primeiro lugar, essa obra só será possível porque o Governo do Estado vem fazendo o dever de casa e está com as contas ajustadas, mesmo com o grande aporte de recursos exigido pela pandemia. Além disso, a inovação que marca esta gestão tem a humildade de trazer para o Paraná boas iniciativas de outros estados e também do exterior. As praças do programa Meu Campinho, por exemplo, são inspiradas num projeto que o Governador conheceu na Alemanha. Da mesma forma, o asfalto em concreto já é prática comum em várias partes do mundo por garantir maior durabilidade às rodovias.
A segunda obra contempla 12,39 quilômetros de novas terceiras faixas, entre elas um segmento que vai do quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, ao km 5,9, em União da Vitória.
A inclusão desse trecho, que articulamos junto ao secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, vai solucionar uma demanda antiga do Bairro São Gabriel, onde 480 metros do trecho urbano da Rodovia João Paulo Reolon passarão a contar com uma faixa adicional.
Mais do que um investimento para solucionar um gargalo histórico, a revitalização da PRC-280 será decisiva para o fortalecimento da economia do Paraná e para o desenvolvimento das regiões Sul e Sudoeste. Além de ser a principal via de ligação com Curitiba e também com Santa Catarina, a rodovia é rota de escoamento da produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose, o que acarreta um trânsito diário de mais de 1.800 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques).
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), rodovias deficientes prejudicam a competitividade internacional dos produtos brasileiros, ao encarecer o frete devido ao consumo maior de combustível, à alta demanda por manutenção e conserto dos veículos, etc. Portanto, investir em infraestrutura terá reflexo direto no aumento da produtividade e do nosso PIB, bem como vai gerar emprego e renda no setor industrial e também para centenas de trabalhadores que trabalharão nas obras.
Esse é um círculo virtuoso que o Governador Ratinho Junior está implantando há quase três anos e que faz do Paraná um Estado modelo e referência para o resto do Brasil.
Hussein Bakri é Deputado Estadual e Líder do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná
Voltar para matérias