Deputados reforçam importância da vacinação e alertam para segunda dose
Os números do Vacinômetro que estão disponíveis dentro do site coronavirus.sc.gov.br, do Governo do Estado, apontam que em Santa Catarina 3.051.017 pessoas já tomaram ao menos uma dose de vacinas contra a Covid-17, o que representa 42,07% do total. Desses, 1.002.717, ou 13,83% da população catarinense, já receberam as duas doses e fecharam o ciclo da imunização. Dentro dos grupos prioritários, os números sobem: 94,46% já receberam ao menos uma picada e 39,38% concluíram a estratégia de proteção contra o coronavírus.
Os dados são animadores e não permitem relaxamento neste momento A vacinação é um ato necessário para proteção individual e coletiva, mas para ser totalmente eficaz tem que ser aplicada em duas doses para garantir a imunidade e prevenir óbitos, nos casos graves da Covid-19, e conter a pandemia, independente da marca do imunizante. Essa é a avaliação de médicos e deputados integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que defendem uma maior conscientização das pessoas sobre a importância da segunda dose da vacina e de já planejar a compra de reforços anuais.
O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da comissão, defende que o Estado precisa avançar mais. “O governo tem que ser pró-ativo, pensar no futuro.” O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), único médico entre os 40 parlamentares, afirma que a vacina é a solução para o enfrentamento da pandemia. “É importante que desde vereadores, prefeitos, secretários, governadores e principalmente, o presidente da República, incentivem, além da vacinação, o uso de medidas preventivas. Enquanto as pessoas não se vacinarem é preciso se cuidar, com uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.”
Voltar para matérias