Vacina
Apesar de o ritmo de entrega estar muito abaixo do esperado, Santa Catarina chegou, nesta sexta-feira, 30, a mais de 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro, site oficial do Governo do Estado que concentra números gerais sobre a campanha de imunização. Conforme as informações, 5.003.505 de doses de imunizantes já foram utilizadas pelas secretarias municipais. São 3.578.563 pessoas vacinadas com a primeira dose, algo que representa 64,20% da cobertura vacinal da população adulta acima de 18 anos, enquanto 25,56% da segunda dose e dose única.
O total de pessoas completamente imunizadas em Santa Catarina já é maior do que o número dos que foram infectados, desde o início da pandemia. Mais de 1,4 milhão já receberam a segunda dose, ou dose única da vacina, enquanto mais de 1,1 milhão de casos foram registrados no estado. A cobertura dos grupos prioritários com a primeira dose está em 99,69%. Com as mais de 5 milhões de doses aplicadas, o Estado vacinou mais da metade da população que está apta a receber o imunizante nesta fase com a primeira dose. Com a segunda dose ou dose única, são cerca de 1,5 milhão de catarinenses.
O avanço da imunização se reflete também no número de casos ativos da doença. No momento, há 13.523 pessoas em acompanhamento. O número, divulgado nesta quinta-feira, 29, é o menor desde o início da pandemia. São quase 18 mil mortes no estado, com uma taxa de letalidade de 1,61%. O governo estima que haja 281 municípios com casos ativos. Atualmente, há 1.552 leitos de UTI Adulto ativos pelo SUS em todo o estado, dos quais 1.156 estão ocupados, sendo 614 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 74,5%.
Voltar para matérias