COLUNA PELO ESTADO: BR-280 duplicada

Foto: Cristiano Estrela/Secom

O Governo do Estado inaugurou esta semana em Guaramirim a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, num trecho de quase nove quilômetros. A obra foi paralisada em março de 2018 e retomada em novembro de 2019, na atual gestão. O investimento para a duplicação foi de aproximadamente R$ 120 milhões, incluindo as marginais e a construção do elevado no entroncamento com a SC-108, no sentido Massaranduba. Para o prefeito de Guaramirim, Luis Antonio Chiodini, a obra fará com que a cidade dê um salto em termos de desenvolvimento econômico.

Epagri/SC inova no combate ao vilão da produção de milho

Um inseto de poucos milímetros causou prejuízos bilionários à produção de milho catarinense na safra 2020/21. Naquele ano, a colheita caiu para 1,8 milhão de toneladas, contra 2,8 milhões colhidas na safra anterior. Embora as perdas também incluam o impacto da estiagem, a grande responsável pela quebra foi a cigarrinha-do-milho. A Epagri agiu rápido e de forma inovadora. Em setembro de 2020, realizou um ciclo de capacitações para técnicos e agricultores. E no início de 2021, criou o Comitê de Ação Contra a Cigarrinha-do-milho e Complexo de Enfezamentos, reunindo membros das seguintes instituições: Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura. Esse comitê implantou o Programa Monitora Milho SC, com o objetivo de acompanhar as populações e a infectividade da cigarrinha-do-milho no Estado. Para isso, uma malha de amostragem com 22 pontos de monitoramento foi instalada em lavouras de Santa Catarina. Em cada lavoura monitorada, técnicos da Epagri e da Cidasc instalam quatro armadilhas nas bordas do milharal. As armadilhas são coletadas semanalmente e encaminhadas para o Laboratório de Fitossanidade da Epagri, em Chapecó, onde as amostras passam por testes moleculares. Relatórios semanais com dados de população do inseto-vetor e de infectividade são divulgados em redes sociais, páginas oficiais e outros canais de comunicação. Essas informações ajudam agricultores e técnicos a tomar decisões sobre o manejo e verificar a eficiência das estratégias adotadas. Dentro das propriedades, a Epagri orienta sobre medidas de controle, como escolha de variedades de milho tolerantes aos enfezamentos, uso de sementes tratadas e redução da janela de semeadura. Os relatórios da primeira safra de 2021/22 apontaram redução da população da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina. Esse monitoramento, somado ao comprometimento dos produtores e à adoção de boas práticas no campo, mostra que Santa Catarina está cada vez mais preparada para controlar o problema.

Otimismo

“De uma maneira geral, estou com uma visão um pouco diferente do que estamos lendo nos jornais. Estou mais construtivo com o Brasil e um pouco mais preocupado com o mundo”, disse o chairman do BTG Pactual, André Esteves, durante encontro promovido pela Federação das Indústrias (Fiesc), nesta quinta-feira, 23, em Florianópolis. Apesar do cenário positivo, Esteves, do BTG, chamou a atenção para a inflação global, que cresceu com a pandemia e se agravou com a guerra Rússia-Ucrânia.

Assistência Social

Foi reinstalada no início da tarde desta quinta-feira (23), em evento na Assembleia Legislativa, a Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O ato, realizado no Auditório Antonieta de Barros, contou com a presença de gestores municipais da assistência social de todo o estado, que também participaram de debates sobre o tema. A reinstalação contou com a presença da deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Suas.

Prêmio Inovação

Os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer serão conhecidos nesta segunda-feira, 27, em Florianópolis. São 37 finalistas concorrendo em 14 categorias. O prêmio, criado pela Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é responsável por sua organização.

PGE, 40 anos

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) celebra 40 anos de atuação e para marcar a data, promove um evento especial com a participação dos ministros do STF, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, além do lançamento de um documentário contando a história da instituição. Chamado PGE 40 Anos – Direito à História, o conjunto de atividades busca valorizar e resgatar a trajetória do órgão central de serviços jurídicos de SC. Elas iniciam com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, na terça-feira, 28.

Voltar para matérias