COLUNA PELO ESTADO: O que pensar sobre as eleições em Santa Catarina
Fim de campanha eleitoral em Santa Catarina, já que o Estado conseguiu o feito de não deixar a escolha de nenhum dos prefeitos dos 295 municípios para o segundo turno.
Em números, o destaque positivo ficou para PSD e PL, que conseguiram eleger grande parte de seus candidatos. O PL de Jorginho levou o maior número de prefeituras, 90, das 100 almejadas durante a campanha, o que equivale a 30% das prefeituras do Estado.
Já o PSD não levou tantas prefeituras, mas conquistou um bom número de eleitores, ao reeleger seus candidatos em duas das cidades mais populosas, como Florianópolis, com Topázio Neto, e São José, com Orvino Coelho.
Nos municípios onde as disputas estavam mais acirradas, e que tanto comentamos aqui na Coluna, o PSD levou a melhor.
Vagner Espíndola, em Criciúma, e Juliana Pavan, em Balneário Camboriú, engoliram os candidatos de Jorginho Mello (PL), Ricardo Guidi e Peeter Grando, respectivamente.
A costura feita por Clésio Salvaro (que mostrou seu potencial mesmo afastado), Júlio Garcia (que provavelmente será o próximo presidente da Alesc) e João Rodrigues (que dominou o cenário político no oeste do Estado) mostrou ser de pontos firmes e bem arrematados.
Já na Capital, onde PL e PSD trabalharam em parceria, pode-se dizer que ambos saíram vitoriosos, porém o PL um pouco mais, haja vista a comemoração de Jorginho Mello com a vitória de Topázio e pelo fato do prefeito, agora reeleito, estar de olho mais comprido para o lado do PL que para o próprio PSD. Dizem por aí que o PL estará forte e atuante durante esta nova gestão.
E quem decepcionou neste pleito foi o MDB, que perdeu vagas consideravelmente.
Enfim, mais um vez temos aqui os primórdios do que serão as eleições de 2026. Só aguardar!
Cobrança
O deputado estadual Mário Motta (PSD) encaminhou ofício solicitando à Prefeitura de Florianópolis que acione a Casan para a ampliação do programa “Esgotamento Sobre Rodas”, em localidades específicas do Sul da Ilha, que apresentam concentração de residências com influência em áreas de relevância ecológica e/ou baixa densidade demográfica. Em julho de 2012, o contrato firmado para a prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, estabeleceu também as metas, ações, prazos e investimentos definidos pelo Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) que a concessionária deveria cumprir pelos anos seguintes.
Todas tinham o prazo de execução previsto para 2020, ou seja, já deveriam ter sido contempladas.
Surpreendeu
Quem também surpreendeu foi o Partido Novo, que registrou o maior aumento de candidaturas entre os 29 partidos que disputaram as eleições municipais de 2024. Em Santa Catarina, em 2020 a sigla teve candidatos em seis municípios e neste ano ampliou sua participação para 38 cidades. O partido, que em 2020 elegeu apenas um prefeito, em 2024 aumentou para três o número de prefeitos eleitos. No legislativo, o NOVO também ampliou sua representatividade, saindo de 10 vereadores eleitos em 2020 para 35.
Missão à China
A Federação das Indústrias de SC (FIESC) embarcou nesta segunda-feira, 7, para uma missão à China, com foco em conhecer a infraestrutura portuária da região e também realizar visita à primeira fase da 136ª Canton Fair, maior feira multissetorial do mundo.
Na agenda estão visitas do presidente Mario Cezar de Aguiar aos portos de Shanghai, Yantian e Hong Kong, para conhecer as estratégias dos terminais para a descarbonização e também para a transformação digital. Na escala de retorno ao Brasil, Aguiar voltará ao porto de Dubai. Acompanham essa parte da programação o vice-presidente da Federação, Gilberto Seleme, e o presidente da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Antônio Martorano.
Caiu e não se elegeu
Uma das situações mais curiosas desta eleição tem como protagonista o ex-deputado federal e fenômeno de votos, Hélio Costa. Eleito em 2018 com mais de 180 mil votos, cair para 18 mil na tentativa de reeleição em 2022, agora, o ex-deputado e ex-apresentador conseguiu a façanha de atingir somente 180 votos para vereador de Florianópolis. Ao que será que se deve esta queda vertiginosa?
Empregabilidade
Nesta quarta-feira, 9, o SEST SENAT promove a Feira de Empregabilidade, na unidade de Florianópolis. O evento, que ocorre anualmente em todas as regiões do Brasil, tem como principal objetivo conectar empresas locais que buscam talentos qualificados a profissionais em busca de novas oportunidades. A feira contará com estandes para o cadastro de currículos e divulgação de mais de 800 vagas, proporcionando um espaço interativo para o networking entre empregadores e candidatos.
Voltar para matérias