Jaison Barreto, um exemplo para a política de SC
A política catarinense perdeu neste último domingo, 26, um dos seus maiores personagens. O ex-senador e ex-deputado federal Jaison Tupy Barreto faleceu aos 88 anos em Balneário Camboriú, vítima de complicações cardíacas. Nascido em Laguna, em 16 de agosto de 1933, ele era médico oftalmologista de formação, mas se destacou no meio político. Em 1970, se elegeu deputado federal pelo MDB. Em 1974, foi reeleito, tendo sido o mais votado em SC. Em 1978, foi indicado ao Senado, para o qual foi eleito e exerceu o mandato entre 1979-1987, chegando a ser 2º vice-presidente da Casa.
Nas eleições de 1982 concorreu ao governo do Estado pelo PMDB e ficou atrás do primeiro colocado, o hoje senador Esperidião Amin, então no PDS, por uma diferença de 12.650 votos. Durante muitos anos seu posto de gasolina, o Posto do Jaison, em Balneário Camboriú, foi um epicentro político. Por ali passaram políticos de expressão estadual e nacional, de todas as tendências. A Alesc, em nota, destacou a passagem de Barreto. “A Assembleia Legislativa manifesta pesar pelo falecimento do ex-senador Jaison Barreto, ocorrido na noite de domingo, 26, aos 88 anos”. O MDB também se manifestou: “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de um dos maiores líderes do MDB catarinense. Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos seus familiares e amigos, desejando que Deus conforte a todos”.
O adversário da derrota histórica, Esperidião Amin não escondeu a tristeza: “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-Senador Jaison Barreto. Fomos adversários num pleito histórico. Há muitos anos somos amigos, cordiais, respeitosos e, acima de tudo, com muita simpatia recíproca. Considero a sua morte a perda da vida de um homem público, idealista, lutador e de grande inteligência. Fica um grande exemplo para todos nós. Que Deus o receba com sua infinita bondade”.
Voltar para matérias