SC é destaque em prêmio nacional de competitividade
Santa Catarina foi reconhecido como “Destaque Internacional” do Prêmio de Competitividade dos Estados organizado pela CPO (Centro de Liderança Pública), uma organização suprapartidária que atua há 12 anos em busca do desenvolvimento de líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. A distinção foi entregue ao governador Carlos Moisés (sem partido), nesta quinta-feira, na sede da B3, a Bolsa de Valores Oficial do Brasil, em São Paulo, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados e do Prêmio Excelência em Competitividade, duas iniciativas do CLP. A conquista se deve ao fato de SC ser a unidade da Federação com mais indicadores acima da média da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) pelo segundo ano consecutivo.
“Nosso governo atua com indicadores desde o início e, quando comparados à média internacional, especialmente à Europa, fica evidente que Santa Catarina pode subir a régua”, afirmou Carlos Moisés durante a cerimônia.
O Ranking é formado por 10 pilares. SC obteve o 1º lugar em dois (Segurança Pública e Sustentabilidade Social), 2º lugar em dois (Eficiência da Máquina Pública e Educação) e 3º em mais dois (Infraestrutura e Inovação). Os demais pilares são Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal e Capital Humano. Na região Sul, SC lidera em Segurança Pública, Sustentabilidade Social, Eficiência da Máquina Pública, Educação, Solidez Fiscal, Infraestrutura e Potencial de Mercado. Nos demais, aparece em segundo lugar. Os principais fatores que ajudaram SC foram a melhor avaliação da educação, maior cobertura vacinal, maior formalidade do mercado de trabalho, maior inserção econômica, e estar entre os estados com os menores índices de desnutrição e obesidade infantil, além do segundo menor custo de energia elétrica.
Voltar para matérias