COLUNA PELO PARANÁ: Comércio exterior

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Os Portos do Paraná têm desempenhado um papel fundamental no comércio exterior do País. Os portos do Paraná são a principal porta de saída das exportações da região Sul. No primeiro quadrimestre deste ano foram movimentadas 19 milhões de toneladas nos dois sentidos.

Destinos
Os cinco principais destinos das cargas que saíram pelos portos paranaenses, nesse período, foram China, Japão, Coreia do Sul, Holanda e Índia. Os produtos mais exportados, no ano, foram os do complexo soja (grão, óleo e farelo), açúcar e frango.

Novas empresas
O Paraná fechou o primeiro quadrimestre com 44.691 novas empresas, saldo resultante da abertura de 97.933 estabelecimentos. Em relação a janeiro a abril de 2022 o crescimento foi de 28,28%, posicionado em 4º lugar entre os estados com maior percentual de aumento em novas empresas. O Paraná ocupa o 3º lugar no tempo médio de abertura de empresas com 11 horas.

Em tempo
O tempo abertura de empresas é outro destaque do Paraná no documento do MDIC. Entre as capitais, Curitiba divide com Aracaju (SE) o 1º lugar, com apenas 2 horas para abertura de empresa. No ranking dos 10 municípios brasileiros mais ágeis na geração de registro figuram Santa Helena (54 minutos) no topo da lista nacional; Foz do Iguaçu (1h59), em 3º lugar; Curitiba (2h13), em 5º lugar; e Umuarama (2h40), em em 7º lugar.

Recomendação médica
O presidente Mario Celso Petraglia enviou carta aos Conselhos Deliberativo e Administrativo do Athletico pedindo afastamento por prazo indeterminado. O dirigente rubro-negro pede licença por recomendação médica e segue o tratamento de saúde. Petraglia, de 79 anos, está longe do comando do Furacão desde o início de abril, quando precisou realizar uma cirurgia reparadora no abdômen.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Em queda
O preço da carne suína e do leite registrou queda no Paraná nos primeiros quatro meses de 2023 em relação ao ano passado. A baixa nos preços do milho e da soja é apontada como motivo para a redução nos valores de algumas proteínas animais além do leite produzido no estado. Os dois grãos, que estão entre os mais cultivados no Estado, são essenciais na alimentação animal.

Benquisto
Eduardo Pimentel (PSD) vem participando de audiências públicas nos bairros de Curitiba. São muitos os comentários, um deles é que Eduardo Pimentel vem conquistando muitos seguidores, que apresenta um discurso maduro e planejamento pronto para Curitiba, se for eleito em outubro do próximo ano. Alguns dizem que Eduardo Pimentel pode levar a eleição no primeiro turno.

Paranaense no TRF4
O juiz federal paranaense Marcos Roberto Araújo dos Santos tomou posse como desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre. Em seu discurso, o desembargador Araújo dos Santos afirmou: “minha trajetória de 30 anos como magistrado sempre foi pautada por um ideal inabalável: servir à sociedade na aplicação da justiça, buscando trabalhar com imparcialidade, sabedoria e discernimento”.

Ibama no Paraná
A advogada Andrea Godoy, de Curitiba, foi confirmada na chefia da Superintendência do Ibama no Paraná. Cabe à superintendência definir os nomes que vão ocupar as chefias dos parques nacionais do Iguaçu e de Ilha Grande.

Vagas no STJ
A disputa pelas duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), destinadas a magistrados dos Estados, terá 57 candidatos. Destes, 10 são desembargadores e desembargadoras do Paraná. É a unidade da federação com mais concorrentes.

Na disputa
Os magistrados do Tribunal de Justiça do Paraná que estão na disputa pelas duas vagas no STJ são: José Laurindo de Souza Netto, Tito Campos de Paula, Clayton de Albuquerque Maranhão, Octavio Campos Fischer, Ana Lúcia Lourenço, Fernando Antonio Prazeres, Mário Luiz Ramidoff, Fábio Marcondes Leite, Francisco Cardozo Oliveira e Givanildo Nogueira Constantinov.

Pix
Sistema de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, o Pix tem se tornado cada vez mais essencial para o funcionamento dos pequenos negócios. Segundo a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52% dos microempreendedores individuais (MEI) consideraram a modalidade como o principal meio para receber pagamentos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias