COLUNA PELO PARANÁ: Destaques

As cidades do oeste são destaques na produção agropecuária do Paraná, conforme o Deral. Suínos (Toledo e Santa Helena), aves (Toledo e Assis Chateaubriand), milho – 1ª safra (Toledo e Assis Chateaubriand) milho – 2ª safra (Guarapuava e Castro), batata – 1ª safra (Guarapuava e Contenda), batata – 2ª safra (Guarapuava e Pinhão), feijão – 1ª safra (Irati e Prudentópolis), feijão – 2ª safra (Vitorino e Pato Branco).

Foto: Gilson Abreu/AEN

Seguindo de…
leite (Castro e Carambeí), cevada (Guarapuava e Tibagi), Soja (Cascavel e Tibagi), trigo (Cascavel e Tibagi), bovina (Umuarama e Alto Paraíso), laranja (Paranavaí e Alto Paraná), cana-de-açúcar (Colorado e Jacarezinho), sericultura (Nova Esperança e Diamante do Sul), café (Carlópolis e Pinhalão), morango (Jaboti e São José dos Pinhais), erva-mate (Cruz Machado e São Mateus do Sul), tilápia (Nova Aurora e Palotina), papel e celulose ( Telêmaco Borba e Ortigueira) e ovos (Arapongas e Santo Antônio do Sudoeste).

Eleitorado
Curitiba é a cidade no estado com o maior eleitorado (1.423.722 pessoas), seguida de Londrina (399.730), Maringá (300.286) e Ponta Grossa (259.463). As quatro cidades com menos eleitores são:Jardim Olinda: 1.363, Nova Aliança do Ivaí: 1.586, Santa Inês: 1.703 e Miraselva: 1.851.

La Niña
A América do Sul deve passar a sofrer influência do La Niña a partir desse mês. No Paraná, as perspectivas colocam o produtor rural em alerta: as previsões são de chuvas abaixo do normal, principalmente nas regiões Noroeste, Norte e Norte Pioneiro do Estado. As temperaturas, por sua vez, tendem a ficar acima das médias históricas.

Prorrogada
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a prorrogação da campanha de vacinação nas escolas do Paraná. A ação deve se estender até o dia 16 de setembro ou até que a vacinação seja realizada em todas as escolas estaduais, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de se imunizar.

Vacinas
O imunizante da Influenza está integralmente disponível em todas as instituições que participam da campanha. Os alunos também podem atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV. A vacinação acontece a partir da autorização dos pais ou responsáveis, após a assinatura de um termo de consentimento.

Ocorrências criminais
O Paraná teve reduções expressivas – acima da média nacional – no registro de diversos crimes que envolvem vítimas e em outras ocorrências criminais entre janeiro e julho de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros sete meses deste ano, houve 942 homicídios dolosos no Paraná. O número representa uma queda de 9,77% em relação aos 1.044 registrados no mesmo intervalo de tempo de 2023 no Estado.

Apreensão de drogas
De  janeiro a julho deste ano, as forças de segurança pública do Paraná apreenderam 264 toneladas de maconha, um aumento de 10,92% em relação ao mesmo período de 2023. O montante equivale a 35,5% de toda a maconha apreendida no Brasil neste ano, o que coloca o Estado na vice-liderança pouco atrás do Mato Grosso do Sul, que lidera a lista com 300 toneladas apreendidas.

Nota Paraná
 O sorteio de setembro do Nota Paraná 3.159.983 participantes que concorrerão aos prêmios que vão de R$ 50 a R$ 100 mil. Esse é o segundo maior número de participantes da história do programa, que completou nove anos no último mês de agosto. Esse total fica atrás apenas do sorteio realizado em abril de 2024, quando 3.166.661 pessoas concorreram.

Presidência da Câmara
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), que preside a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), recuou da intenção de lançar candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados e confirmou apoio ao sucessor que será indicado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

O X
A empresa provedora de internet via satélite comandada por Elon Musk recuou e decidiu cumprir a decisão de bloquear o X, antigo Twitter, no Brasil. A Anatel verificou que a empresa já suspendeu o acesso à rede, apesar de voltar a reclamar do “congelamento de ativos” determinado pelo STF.

SOS Voto
Com a finalidade de receber denúncias de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição da população o SOS Voto, disque-denúncia que tem como número 1491. O SOS Voto tem o objetivo promover maior transparência e agilidade no enfrentamento das mentiras durante as Eleições Municipais de 2024.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias