COLUNA PELO PARANÁ: Homem de confiança
Com a viagem do governador Ratinho Júnior (PSD) para uma missão de duas semanas na Ásia, o vice-governador Darci Piana (PSD) assumiu o Governo do Paraná até o dia 20 de março. Piana já ocupou o cargo de governador em outras oportunidades nas viagens de Ratinho Junior para EUA, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nesta semana, Piana apresenta o resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.
Comissão externa
O deputado federal Filipe Barros (PL) apresentou requerimento pela criação de Comissão Externa para o acompanhamento, perante o TSE das eleições presidenciais paraguaias no dia 30 de abril. “A eleição presidencial do Paraguai será de grande importância na continuidade das excelentes relações comerciais e políticas entre o Brasil e Paraguai. Tendo em vista este relacionamento entre dois membros do Mercosul e a história de cooperação democrática recomenda-se que a Casa de Leis exerça a diplomacia parlamentar e auxilie o parceiro e vizinho, com representantes e observadores para o acompanhamento do processo eleitoral”.
Coisa do PT
Apoiadores do deputado federal Beto Preto (PSD) afirmam que é “coisa do PT”, as plantações nos blogs afirmando que o deputado pretendia ser ministro de Saúde do governo Lula. Em nota, a assessoria do deputado esclareceu “que nunca fez qualquer movimento, articulação ou pedido para ingressar no governo federal. Ele exerce o mandato parlamentar e integra o time do governador Ratinho Junior, sendo fiel à gestão estadual, inclusive já ocupando cargo de secretário de Saúde. Mesmo não tendo feito nenhum pleito ao cargo de ministro, agradece a lembrança do seu nome por opositores políticos também”.
Previsão
Beto Preto deve retornar ao cargo de secretário estadual de Saúde ainda neste mês de março. Neste caso, o apresentador Luciano Alves (PSD) assume o mandato na Câmara dos Deputados. Beto Preto também é cotado como candidato ao Senado em caso de eleição suplementar.
Inundação
A defesa civil do Paraná já está atuando para auxiliar as 250 famílias atingidas pela inundação de 12 bairros em Bandeirantes, após trombas d ‘água neste domingo. O prefeito Jaelson Matta (Podemos) decretou situação de calamidade pública e suspendeu as aulas nesta segunda-feira, 6. Matta afirmou que as trombas d’água caíram em duas regiões e provocaram o transbordamento de dois ribeirões que atravessam a cidade. Além das 250 famílias da região urbana, há moradores da zona rural ilhados porque várias pontes foram inutilizadas. Não há informações sobre mortos ou feridos.
Abrigos
Os moradores afetados foram orientados a procurar duas escolas públicas, abertas como pontos de apoio. Há arrecadação e distribuição de roupas, alimentos e produtos de higiene para as famílias. Imagens postadas nas redes sociais mostram ruas inundadas, carros derrubados e famílias sendo resgatadas por servidores públicos e voluntários. Em alguns casos foi necessário usar retroescavadeiras para retirar as pessoas dos pontos de enchentes.
Canal do Varadouro
O Canal do Varadouro, na divisa entre Paraná e São Paulo, contará agora com ações conjuntas dos governos estaduais para a melhoria na prestação de serviços turísticos. Um convênio foi assinado pelos secretários de turismo Márcio Nunes (PR) e Roberto de Lucena (SP). Também participam do encontro os novos diretores da Setur, Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini.
Infraestrutura
Os dois Estados se comprometem a trocar informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região, para então traçar projetos conjuntos. Prevê, também, a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas. “Há pouca infraestrutura para receber os visitantes. É uma área muito bonita e essa união de esforços certamente ajudará a incrementar o turismo na divisa entre Paraná e São Paulo”, disse Nunes.
Boiadeira
A pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira atingiu 99,8% de conclusão, segundo o DER. Para terminar, resta apenas a implantação dos últimos dispositivos de drenagem e o serviço de proteção vegetal, que engloba plantio de árvores e hidrossemeadura através do jateamento de sementes para garantir a vegetação natural no entorno da rodovia. Até o momento, foram investidos R$ 281 milhões, com recursos bancados pela Itaipu.
Is fora
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), se afaste da pasta após a revelação que usou voo da FAB para ir a São Paulo e participar de leilões de cavalos de raça. “Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte”.
No governo
Três ex-deputados foram nomeados no Governo do Estado. Nelson Luersen (União Brasil) será diretor de Operações do Detran. Adelino Ribeiro (PSD) foi nomeado assessor da Casa Civil e Dr. Batista (União Brasil) foi nomeado também assessor da Casa Civil, com lotação no Núcleo Regional de Maringá. Ele será o chefe-regional do órgão.
Michele na Itaipu?
Um encontro dos deputados Luciano Ducci (PSB), Arilson Chioratto (PT) e o ex-deputado Michele Caputo (PSDB) causou nas especulações do centro cívico. Uma delas é que Michele Caputo pode ser indicado para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Nesse caso, PT e PSDB estariam juntos no Paraná nas eleições de 2024 e 2026.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias