COLUNA PELO PARANÁ: Índices de desemprego
A taxa de desemprego no Paraná caiu para 5,1% no quarto trimestre de 2022. O número é o menor dos últimos oito anos no Estado, quase três pontos percentuais abaixo da média nacional, que ficou em 7,9% no quarto trimestre. Com isso, o Paraná tem um dos menores índices de desemprego do Brasil. “No Paraná, estamos em pleno emprego, que é quando praticamente toda a população que procura um posto de trabalho está ocupada”, destaca Ratinho Junior.
Smart Communities
A deputada federal Luísa Canziani (PSD) comemorou o ingresso de Curitiba e Ponta Grossa, Assaí está na lista da Smart Communities of 2023, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. “Os três municípios são os únicos da América do Sul presentes no ranking. Foram avaliados programas de governança voltados para a construção da prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, propostas que tornam uma comunidade forte e resiliente”, disse.
Conselheiro
O secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros (PP), tomou posse como conselheiro do Sebrae Paraná. A solenidade aconteceu em Curitiba, durante reunião conduzida pelo presidente da instituição, Ercílio Santinoni. “Feliz em retornar para esta função. Através de um trabalho conjunto vamos fazer o possível para melhorar o ambiente de negócios no Paraná. A Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) está à disposição e tem o compromisso e a responsabilidade de atuar pela qualidade do trabalho e construir um estado cada vez mais empreendedor”, disse Barros.
Porto de Paranaguá
O governo do Paraná deve enviar até abril ao Tribunal de Contas da União (TCU) os editais para os leilões de arrendamento de mais duas áreas do Porto de Paranaguá. Juntas, envolvem investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, que tem sido estudado por cerca de sete grupos operadores. As duas áreas são denominadas PAR14 e PAR15 e serão destinadas à movimentação de granéis sólidos vegetais, um dos pontos fortes de Paranaguá.
“Sidora”
A primeira-dama e presidente do conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, anunciou o lançamento do sistema online do Governo do Paraná para o cadastro e notificação de síndromes e doenças raras no Estado. Batizado de “Sidora” o sistema foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde e pela Celepar para identificar, mapear e conhecer a realidade das pessoas, famílias e associações relacionadas às doenças raras no Estado. Além de fornecer informações para desenvolvimento de políticas públicas, o Sidora disponibilizará carteirinhas, que facilitarão o acesso às informações essenciais das pessoas cadastradas.
Amenorte
Em reunião nesta terça-feira (28) o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) se reuniu com 11 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná para debater as demandas ligadas à saúde, segurança e infraestrutura da região. A associação representa mais de 180 mil paranaenses. Deles recebemos o pedido da instalação de um Instituto Médico Legal (IML), uma Delegacia Cidadã e a transformação da Companhia da Polícia Militar em Batalhão. São demandas regionais importantes para o desenvolvimento de toda a Amenorte”, disse Curi.
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, vai turbinar suas atividades em 2023. O objetivo de aproximar a sociedade ainda mais do Poder Legislativo. Serão realizados cursos e palestras, com temas que envolvam saúde, infraestrutura, políticas públicas, economia, e assuntos de interesse da população, além da retomada de um dos principais programas da Escola, o Parlamento Universitário, que teve a sua última edição realizada em 2019.
Expandindo
O aeroporto de Cascavel, Coronel Adalberto Mendes da Silva, vai receber investimentos no terminal de passageiros e na estrutura aeroportuária, como na pista de pousos. De acordo com o Secretário Municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, o aeroporto se tornou referência para os demais da região e também para o Brasil, com isso, novos projetos são necessários. Atualmente, a pista do aeroporto de Cascavel tem 1.771 metros de comprimento e 45 metros de largura, a meta é chegar ao número de 2,5 mil.
Na presidência
O nome do jornalista e ex-deputado federal Paulo Martins está sendo apontado para comandar o diretório do PL de Curitiba no lugar do deputado Ricardo Arruda. Paulo Martins é pré-candidato a prefeito da capital paranaense em 2024.
Encontro conservador
Paulo Martins será um dos debatedores do I Encontro conservador de Curitiba no dia 11 de março na Associação Médica do Paraná. O debate com Geraldo Barral vai tratar do “futuro da liberdade”. Entre os palestrantes, estão Jacy Leal, Maurício Marques e Luiz Henrique de Moraes. No encontro será entregue o prêmio Olavo de Carvalho. No temário: Superconsciência Brasil, Uma Heurística do Real e Liberdade e História. A organização é da Mobiliza Curitiba, Impulso e das Mulheres que se Importam.
Plenária das mulheres
O PT fará no próximo dia 4, das 14h às 16h, a Plenária Estadual das Mulheres, online via zoom.
Sem TV
Estudo de uma empresa de análise de mercado nos EUA revela que adultos passarão mais tempo assistindo a vídeos online do que televisão, em 2023. O motivo é que plataformas como YouTube, Netflix e Tik Tok estão tomando o lugar da TV aberta.
SISU
Já está disponível no Portal Acesso Único (https://sisualuno.mec.gov.br/#/login)a lista de aprovados no primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne vagas de instituições públicas de ensino superior. O período para matrícula dos convocados começa nesta quinta-feira (2) e vai até 8 de março. No total, foram oferecidas 226 mil vagas, em 128 instituições públicas do país, das quais 63 são universidades federais.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias