COLUNA PELO PARANÁ: Moegão Ferroviário

Foto: Orlando Kissner/Alep

Foto: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná votou pela autorização de um empréstimo junto ao BNDES, no valor de R$ 495 milhões, para financiamento do Projeto Cais Leste, conhecido como Moegão Ferroviário. Na proposta o Governo autoriza a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina a contratar operação de crédito.

O Moegão
O Moegão é uma grande estrutura construída para a descarga ferroviária de grãos e farelos, conectado aos terminais integrantes do Corredor Leste de Exportação do terminal marítimo paranaense. O projeto ainda prevê a reestruturação dos acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá, otimizando a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais, rodoviário e ferroviário.

Anjo Inovador
A Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) selecionou 73 projetos de empresas paranaenses enquadradas por lei como startups para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores nas áreas de saúde, educação, agricultura e gestão pública. Todas as startups classificadas para receber o subsídio do Paraná Anjo Inovador estão no edital disponível no site da Secretaria.

Destino dos brasileiros
Uma pesquisa realizada recentemente pela Booking.com, para saber quais destinos nacionais os brasileiros irão visitar durante o feriado, aponta que o Rio de Janeiro é o destino mais reservado pelos turistas do país para o período. Nessa lista, outras cidades aparecem: São Paulo, Curitiba, Gramado e Aracaju.

Conselho do BRDE
O governador Ratinho Júnior (PSD) nomeou o médico Luiz Carlos Borges da Silva, ex-ministro da Saúde, para o Conselho de Administração do BRDE como representante do Paraná. Borges da Silva ocupa a função em substituição ao suplente de deputado federal Rubens Bueno. Borges da Silveira, ex-deputado federal, já ocupou a diretoria de Administração do BRDE.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Saque do FGTS
O Governo Federal homologou o decreto de situação de emergência em Cascavel. A cidade foi atingida, em 4 de outubro, por um tornado com ventos de até 250 quilômetros por hora. Com a homologação, a prefeitura disse que enviará à Caixa Econômica Federal os documentos necessários para que trabalhadores atingidos possam fazer o saque calamidade, dinheiro do FGTS que pode ser disponibilizado em situações de desastres naturais.

Novos procuradores
O procurador-geral Eleitoral interino, Paulo Gustavo Gonet Branco, designou os novos procuradores regionais que vão assumir, a partir desta semana, o Ministério Público Eleitoral nos estados. Aqui no Paraná, quem vai assumir a função é o procurador Marcelo Godoy, ele irá substituir Mônica Dorotea Bora.

Feriado prolongado
Entre a os dias 1º e 5 de novembro, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB) deverá ser maior que o normal em função do feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro (quinta-feira). Segundo projeções da CCR Aeroportos, aproximadamente 70 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena entre a quarta-feira e o domingo.

Prova Paraná
A Unioeste disponibilizou uma modalidade específica e gratuita para candidatos que frequentaram e concluíram todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual e que participaram de todos os exames trimestrais da Prova Paraná, aplicados no último ano. Vestibular 2024 da Unioeste tem cinco modalidades: Padrão, Seriado, Treineiro, Prova Paraná e Vagas Remanescentes.

Prova Paraná II
O vestibular será realizado em duas etapas, ambas em 17 de dezembro, nos períodos da manhã e tarde. Para os estudantes inscritos na modalidade Prova Paraná será aplicada somente a prova de redação, pela manhã, sendo dispensados da prova de conhecimentos gerais, que abrange língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia.

Pago com Pix
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno nesta segunda-feira (30), o projeto de lei que institui o Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, como uma das formas para quitação de todos os tributos municipais. A Prefeitura de Curitiba já aceita o Pix para o pagamento do IPTU e de débitos inscritos na dívida ativa. Com a aprovação da proposta, o contribuinte também poderá quitar licenças, alvarás, multas, certidões, entre outros com o Pix.

Sucessão
A próxima eleição para a presidência da Câmara só ocorrerá em fevereiro de 2025. Porém, as lideranças partidárias já se movimentam nos bastidores para tentar assumir a cadeira. Até o momento, três candidatos com boas chances já colocaram seus nomes na mesa: Elmar Nascimento, líder da bancada do União Brasil e próximo de Lira, Marcos Pereira, presidente do Republicanos e hoje vice-presidente da Casa, e Altineu Côrtes, líder do PL na Câmara.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias