COLUNA PELO PARANÁ: na capital
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estarão em Curitiba nesta semana. Lula vai participar na quinta-feira (14) da assinatura de contratos do programa Itaipu Mais que Energia. Já Bolsonaro vai receber, na sexta-feira (15), o título de cidadão honorário do Paraná na Assembleia Legislativa (Alep). Antes, participará de um evento de seu partido, o PL.
Nova unidade
A Copacol inaugurou uma moderna Unidade de Insumos em Barracão, no Sudoeste do Paraná. Essa iniciativa reforça a oferta de produtos com eficiência comprovada pelo Centro de Pesquisa Agrícola (CPA) e proporciona assistência técnica contínua, safra após safra. A nova Unidade de Insumos vai permitir um atendimento próximo aos cooperados.
Marcha para Jesus
A Marcha para Jesus será incluída no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná. O projeto de lei que previa a inclusão foi aprovado em segunda discussão em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na semana passada. Agora vai para a sanção do governador Ratinho Junior (PSD).
Cruzeiros
A segunda parada do navio de cruzeiro Lirica, da MSC, em Paranaguá, registrou uma movimentação três vezes maior de turistas nos atrativos do litoral do Estado. Foram cerca de 1.300 pessoas recepcionadas na última sexta-feira e 400 na semana anterior, quando começaram os embarques e desembarques para esse segmento.
Compensação
A Secretaria da Fazenda irá repassar aos municípios paranaenses, até o fim do ano, R$ 229,34 milhões referentes à antecipação de parcelas de compensação, inicialmente previstas para 2024, por perdas arrecadatórias com o ICMS. As transferências por data, detalhadas por município, e considerando as deduções do Fundeb com base nos índices de 2022, podem ser visualizadas na página da SEFA.
Universidade sustentável
O ensino superior do Paraná foi reconhecido nesta semana entre os mais sustentáveis do mundo em dois rankings internacionais, o UI GreenMetric World University Ranking 2023 e o QS Sustainability University Ranking 2024. destacam a Universidade Estadual de Maringá (UEM) em primeiro lugar no Estado no desenvolvimento de ações para a sustentabilidade ambiental e pesquisas relacionadas ao tema.
Universidade sustentável II
Os rankings também destacam as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e de Londrina (UEL), respectivamente. A UEM e a UENP figuram em 16º e 30º lugar nacional do ranking entre 43 universidades do Brasil avaliadas. No mundo, as duas estaduais paranaenses estão nas posições 499 e 762, entre 1.183 instituições de 85 países.
Há vagas!
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 17.038 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. Interessados devem entrar em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Atendimento pode ser agendado no site da secretaria estadual do trabalho.
Pioneirismo
Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) estão desenvolvendo um estudo sobre o uso da substância psicodélica chamada psilocibina para tratar pessoas com depressão. O trabalho desenvolvido no Paraná pode se tornar o primeiro no Brasil a fazer uso clínico da substância em seres humanos.
Em pauta
Essa semana o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar ação que trata sobre a possibilidade de extinguir execução fiscal de dívidas municipais de baixo valor. Também está na pauta da quarta-feira, dia 13, uma discussão sobre a omissão do Congresso por deixar de regulamentar a licença-paternidade. A Corte analisa ainda recursos contra a decisão que impôs regras ao pagamento do piso nacional da enfermagem.
Economia brasileira
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 2,84% para 2,92%. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) – é de crescimento de 1,51%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2% para os dois anos.
Posse de Milei
Javier Milei tomou posse como novo presidente da Argentina. Ele recebeu a faixa e o bastão de comando do ex-presidente Alberto Fernández, como manda a tradição, mas quebrou parte do protocolo ao discursar para apoiadores e não ao Congresso. O governo brasileiro foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. Lula foi convidado, mas preferiu não ir. O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu à cerimônia, além de Michelle Bolsonaro e outros políticos bolsonaristas.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias