COLUNA PELO PARANÁ: Na coordenação

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador da equipe de transição de governo | Foto: Site do Lula

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador da equipe de transição de governo. Ele chefiará a equipe que vai receber as informações sobre a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o portal Poder360, o anúncio de quem será o ministro da Economia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sair nesta semana ou na próxima.

Lula presidente
Em uma eleição muito apertada e marcada por ataques, Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro com uma vantagem de dois milhões de votos (50,90% x 49,10%) e se sagrou presidente da República pela terceira vez. A vitória do petista, que passou 580 dias preso em Curitiba, confirma uma das maiores ressurreições políticas do país.

Lula no Paraná
O presidente eleito Lula (PT) conquistou 37,6% dos votos válidos no Paraná no segundo turno das eleições neste domingo (30), de acordo com o TSE. Foram 2.506.464 votos recebidos, 142.972 a mais que no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) teve 4.159.266 votos – 62,40%.

Governo de todos
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Lula, ao lado da futura primeira-dama, Janja, e do seu vice, Geraldo Alckmin, acenou para a reconciliação política do país. “Vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois tipos de brasileiros, existe apenas um”, afirmou.

Pra frente, Paraná
Na noite deste domingo, 30, o governador Ratinho Junior (PSD) se manifestou no twitter sobre a eleição de Lula (PT). “Hoje o povo brasileiro se manifestou. Agora é hora de continuar trabalhando, juntos por um Brasil unido e em paz. Pra frente, Paraná. Pra frente, Brasil”, postou.

Cirurgias eletivas
Após quedas nos dois últimos anos, motivadas pela Covid-19, o número de cirurgias eletivas feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná tem retornado a índices anteriores à pandemia, com mais de 13 mil procedimentos mensais. Estão sendo realizadas no estado cerca de 13,5 mil cirurgias eletivas mensais.

Portos do Paraná
A Portos do Paraná publicou o edital do leilão 002/2022 para arrendamento de área no Porto de Paranaguá. Destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, a PAR09 fica no extremo oeste e tem cerca de 26 mil metros quadrados.

Bandeira  verde
A Aneel manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores de energia elétrica. Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido.

Há vagas
O Paraná começa a semana com a oferta de 13.902 vagas de emprego com carteira assinada nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 3.666 oportunidades. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.
Confira o link das vagas disponíveis (https://www.justica.pr.gov.br/Trabalho)

Presidente da Cacinp
O empresário Fabiano Kazumiti Inoue, de Cornélio Procópio, foi reeleito presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná para o biênio 2023/2024.

Natal
As árvores já começaram a receber as luzes para a Maringá Encantada, campanha de Natal que movimenta a economia, gera empregos, aumenta a arrecadação de tributos, amplia o turismo e traz entretenimento aos moradores da cidade. O evento inicia no dia 18 de novembro com show do cantor sertanejo Lucas Lucco, na Praça da Catedral.

Vacina para crianças
A Pfizer entregou ao Ministério da Saúde, na última semana, pouco mais de 1 milhão de doses de sua vacina contra a Covid-19 específica para crianças entre 6 meses e 5 anos. A pasta liberou a aplicação do imunizante neste público há duas semanas e decidiu que o primeiro foco serão as crianças com comorbidades.

Na oposição
O senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) se manifestou pelas redes sociais sobre a eleição de Lula (PT). “A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses”, disse.

Reeleito no RS
“Nunca na história, os gaúchos reelegeram um governador”.  A constatação, sempre citada nos comentários políticos sobre o Rio Grande do Sul, agora é coisa o passado, pois Eduardo Leite (PSDB ), que chegou a  renunciar ao mandato para tentar a concorrer à Presidência a República e  depois voltou atrás, foi reeleito neste domingo (30), Suplantando Onix Lorenzoni (PL), o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias