COLUNA PELO PARANÁ: Sou candidato
Em entrevista, o deputado federal Ricardo Barros (PP) voltou a afirmar que será candidato ao Senado em caso de eleição suplementar com a cassação de Sérgio Moro (União Brasil). Barros é o atual secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná e não vê objeção do PP participar do ministério do governo Lula (PT). O deputado considera como “muito provável” a cassação de Moro por abuso do poder econômico e avalia que a eleição deve ocorrer até o final deste ano.
Demais interessados
O ex-ministro de Bolsonaro enfrenta duas ações apensadas no Tribunal Eleitoral e que qualquer decisão, um recurso deve ser apresentado no Tribunal Superior Eleitoral. Além de Barros, são pré-candidatos a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), o deputado federal Zeca Dirceu (PT), o deputado estadual Requião Filho (PT), o ex-governador Roberto Requião (PT) e o ex-deputado federal Paulo Martins (PL).
Hub de Inovação
Grupo de cooperativas que integram o Hub de Inovação, projeto-piloto iniciado em 2022 por meio do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, pretende ampliar o alcance do projeto para mais regiões, abrangendo todo o estado. Atualmente fazem parte do grupo as cooperativas Lar, Frimesa, C.Vale, Copacol, Primato, Copagril e Coopavel, todas da região oeste do Paraná.
Hub de Inovação II
O analista de inovação do Sistema Ocepar, Jaffer Besen, afirma que os principais resultados do projeto-piloto foram “a aproximação das áreas de inovação das cooperativas; o conhecimento de conceitos e metodologias, assim como sua aplicação; a revisão das práticas de inovação adotadas pelas cooperativas, as validações do modelo, além da aceleração da inovação aberta, um modelo de gestão empresarial colaborativo voltados à empresas, como startups, por exemplo”.
Ciência e democracia
O Paraná sedia a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 23 a 29 de julho, em Curitiba. É o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina. Ele envolve universidades, centros de pesquisa e instituições que promovem o desenvolvimento e divulgação da ciência. O tema central desta edição é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.
CovFácil
O Governo do Paraná adquiriu a licença do aplicativo GovFácil para implementação do sistema de tecnologia e administração pública no Estado. O Paraná é o primeiro do Brasil a utilizar o aplicativo de forma unificada entre as secretarias e entidades governamentais. O aplicativo GovFácil foi desenvolvido com o objetivo de unir informações através de dados completos, e desburocratizar o acesso aos índices e certidões municipais e estaduais.
Turismo em Foco
Estão abertas as inscrições para os cursos do Turismo em Foco Paraná. Serão disponibilizadas 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na área ao longo de dois anos. No total, serão 27 cursos (23 presenciais e quatro à distância) em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. As inscrições podem ser realizadas pelos sites https://www.pr.senac.br/turismoemfoco e https://www. pr.senac.br/turismoemfocoEAD.
Pleito 2024
O ex-prefeito de Curitiba e atual deputado federal, Luciano Ducci, manifestou recentemente o interesse em contar com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma possível candidatura à prefeitura da cidade. Ducci não deixou claro quando e como pretende oficializar sua candidatura. No entanto, sua declaração demonstra uma tentativa de fortalecer alianças políticas visando o retorno ao executivo municipal.
Violência
As cidades paranaenses de Paranaguá, Almirante Tamandaré e Campo Largo estão na lista das 50 mais violentas do Brasil. É o que revela a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Paranaguá está na 34ª posição da lista. Almirante Tamandaré aparece na 44ª posição, seguida de Campo Largo em 46º lugar.
Contra o feminicídio
Mais de 70 municípios já aderiram à caminhada contra o feminicídio, ação acontece no sábado (22). Essa será a 1ª Caminhada do Meio-Dia, em memória das vítimas, em solidariedade aos seus familiares e pela vida das mulheres. A ex-modelo e ativista no combate à violência contra as mulheres Luiza Brunet confirmou a participação.
Acordo firmado
O Athletico fez uma transferência bancária via PIX, no valor de R$ 50 milhões, para a Fomento Paraná. O valor corresponde à entrada do Furacão no pagamento da dívida da Arena da Baixada, após acordo firmado dia 5 de julho entre clube, governo e prefeitura, que encerrou a discussão de quase uma década sobre a reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
Voos extras
A Azul anunciou que vai aumentar a oferta de voos no Paraná durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. De acordo com a companhia, os aeroportos paranaenses que terão voos extras são Foz do Iguaçu e Londrina. Azul vai disponibilizar 84 voos adicionais em diversos estados.
Policiais penais
O governador em exercício Darci Piana (PSD) assinou um decreto que autoriza a promoção de 1.317 policiais penais do Paraná. Este é o primeiro avanço na carreira da categoria desde a criação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), em outubro de 2021, e contempla a metade do efetivo da corporação.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias