COLUNA PELO PARANÁ: Varejo paranaense

O setor com maior crescimento de venda no acumulado do ano fora o de combustíveis com 26,33% | Foto: Freepik

Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgada nesta terça-feira (7), confirma que o varejo paranaense fechou 2022 com alta de 3,97%. Os setores com maiores crescimentos de vendas no acumulado do ano foram combustíveis (26,33%), livrarias e papelarias (23,03%), calçados (21,12%), óticas, cine-foto-som (17,4%) e vestuário e tecidos (10,17%).

Soja no Paraná
Os produtores paranaenses de soja poderão produzir aproximadamente 20,89 milhões de toneladas de soja nesta primeira safra 2022/2023. Maior colheita registrada no Paraná. A produção representa um aumento de 70% no volume em comparação com a safra 2021/2022, quando foram produzidas 12,31 milhões de toneladas.

Fundo do Sul
O governador em exercício Darci Piana debateu com deputados de diversos partidos e lideranças do setor produtivo, na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, a criação do Fundo Constitucional do Sul, destinado aos municípios com baixo IDH nesta região do País. O modelo é semelhante aos existentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem como objetivo equilibrar desigualdades econômicas e sociais.  “É fundamental termos consciência que essas regiões precisam de investimentos e que o fundo vai ajudar muito os estados do Sul”, destacou o governador em exercício, Darci Piana.

Dia da Mulher
Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, proposta de autoria dos deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi e das deputadas que integram a bancada feminina, foi concedido pela primeira vez nesta terça-feira (7) pela Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa homenageou dez mulheres que se destacam em suas atividades e representam a força, garra e determinação da mulher. O prêmio é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi a  primeira deputada estadual paranaense.

Fomento Paraná
A parceria entre a Fomento Paraná e as Agências do Trabalhador para a disponibilização de microcrédito aos empreendedores vai continuar. O presidente da Fomento, Heraldo Neves, e o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, assinaram o acordo de cooperação técnica que renova o programa.

Expoingá
A venda dos ingressos para a Expoingá 2023, em Maringá, no norte do Paraná, já está disponível para venda. A feira, entre 4 a 14 de maio no Parque de Exposições, terá diversas atrações. Os bilhetes custam a partir de R$ 10. A venda dos ingressos deve ser adquiridos através do https://www.guicheweb.com.br/expoinga-2023_21127

Nota Paraná
O programa Nota Paraná, da Secretaria Estadual da Fazenda, liberou R$ 30 milhões em créditos de parte do ICMS aos consumidores. A partir da liberação, os usuários podem consultar se receberam créditos por meio do site do programa.

Cidadania Honorária
A  Câmara Municipal de Curitiba entregou ao ex-governador Orlando Pessuti (MDB) o título de Cidadão Honorário da capital paranaense.

Usina solar
A usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, está prestes a se tornar um novo símbolo da cidade de Curitiba, conhecida como capital ecológica já há vários anos. A obra será entregue pelo prefeito Rafael Greca (PSD) no aniversário de Curitiba, em 29 de março, dentro da comemoração dos 330 anos da capital.

Etapa de fusão
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a federação que deve ser formada entre o PP e o União Brasil é um passo para a fusão entre as duas legendas. O deputado avalia que o País terá, em alguns anos, apenas sete ou oito partidos, devido à reforma eleitoral de 2017, o que dificulta o acesso de agremiações pequenas e com pouca capilaridade nacional aos recursos dos fundos partidário e eleitoral.

Prazo final
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirmou que o prazo para que o governo Federal tome uma decisão a respeito do pedágio no Paraná: final de março. Se isso não ocorrer até lá, o Estado assumirá a responsabilidade sobre as rodovias estaduais da nova concessão, enquanto as rodovias ficarão sob controle da União. “Mas ninguém quer isso. Queremos um acordo e esperamos sair desse imbróglio com uma solução”, afirmou.

IBGE
O IBGE abriu processo seletivo para 339 vagas de nível médio. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Mais informações no link: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/36388-2023-01-agente-de-pesquisas-e-mapeamento-e-supervisor-de-coleta-e-qualidade-complementar.html.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Voltar para matérias