Biblioteca e Museu Histórico finalmente serão inaugurados
Obra faz parte de um projeto criado em 2010. Judiciário de União da Vitória concedeu “Ação de Obrigação de Fazer” em favor do Município
Considerado um “elefante branco” pelo então vice-prefeito e secretário de Cultura de União da Vitória, Bachir Abbas, a Biblioteca e o Museu Histórico Professor Aniz Domingos finalmente serão abertos ao público.
Em entrevista à CBN Vale do Iguaçu em 22 de maio de 2018, Bachir disse que a obra faz parte de um projeto criado em 2010 e que, de lá para cá, a inauguração do imóvel não havia acontecido por conta de alguns entraves jurídicos. Desde então, a administração de União da Vitória tem buscado alavancar o projeto para usufruto da sociedade.
A atual secretária de Cultura de União da Vitória, Francielle Misturini, compartilhou que o prédio, localizado na rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral, sairá do papel.
“Ele será inaugurado em novembro deste ano, pois o judiciário da Comarca de União da Vitória concedeu “Ação de Obrigação de Fazer” em favor do Município [que consiste no comprometimento do devedor em realizar, praticar algum ato que resulte em um benefício ao credor]. A atual gestão municipal se propôs a conseguir a liberação e funcionamento do espaço que já se encontra pronto há muitos anos. O prédio não estava liberado para que o município tomasse posse do local, por isso não havia sido inaugurado; agora conseguimos isso judicialmente”, diz.
Francielle conta que os alunos e professores do Colégio Adventista de União da Vitória estiveram empenhados no local nesta semana, colaborando para a montagem da Biblioteca. O espaço irá receber o acervo de livros da Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, que fica na Estação União.
“É uma ajuda muito valiosa, pois o prédio é público e para o público. É uma responsabilidade usufruir e dar carinho aos patrimônios culturais de nossa cidade”.
O espaço também vai receber o acervo da Biblioteca que fica no bairro São Cristóvão e da Biblioteca Cidadã.
“Será um espaço para estudo, pesquisa e interação social”, conta a secretária.
“Quando será inaugurado?”
Por vezes, ao assumir a pasta da Cultura, Francielle ouviu essa pergunta.
“Muitas pessoas chegavam até mim e diziam: e aquele espaço? Quando será inaugurado? O que vai ter lá?”.
A secretária declarou que no local serão feitas melhorias no espaço físico, retoques no entorno da obra e a catalogação de todo o material que irá compor o seu interior.
“Além do acervo de livros, teremos peças e fotos que fazem parte da história da cidade, com intuito de resgatar a memória do desenvolvimento de União da Vitória. É importante que todos zelem pelo espaço”.
Biblioteca e Museu Histórico
O espaço cultural foi fruto de uma parceria do poder público e iniciativa privada, que aconteceu em 2010, ano do início da sua construção. A iniciativa foi da senhora Alzira Domingos, moradora de Porto União, que se comprometeu em custear a obra, na época orçada em R$ 500 mil.
A prefeitura fez a doação do terreno para a construção do prédio que foi projetado pelo engenheiro Adailton Lehrer. Com cerca de 300 metros quadrados, o local conta com salas já reservadas para estudos e pesquisas.
Em justificativa, Alzira tinha a vontade de homenagear um de seus onze irmãos, o professor Aniz Domingos (in memorian), que na época contava com um acervo particular. O professor faleceu em 1994. Agora, o prédio será administrado pela Secretaria de Cultura, conforme determinação judicial.
Doações
Moradores que quiserem fazer doações para o Museu, como peças antigas e fotos ligadas à história da cidade, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura no telefone (42) 3521-1200.
Voltar para matérias