Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos serão abertos ao público

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, afirma que a Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos finalmente serão abertos ao público. A inauguração acontece no dia 24 de março, ainda em horário a ser definido, na rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral, durante a programação dos 132 anos de aniversário da cidade.

Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos serão abertos ao público

Foto: Ronaldo Mochnacz

O prédio, que já foi considerado por ele como um “elefante branco”, vem sendo aclamado pela comunidade do Vale do Iguaçu. A obra faz parte de um projeto criado em 2010. De lá para cá, segundo Bachir, a inauguração do imóvel ainda não havia acontecido por conta de alguns entraves jurídicos. Desde então, a administração de União da Vitória tem buscado alavancar o projeto para usufruto da sociedade. “A sociedade cobrava e com razão. Ele (o Museu) seria inaugurado em novembro de 2021, pois o judiciário da Comarca de União da Vitória havia concedido a ação de Obrigação de Fazer em favor do Município [que consiste no comprometimento do devedor em realizar,  praticar algum ato que resulte em um benefício ao credor]. A atual gestão municipal se propôs a conseguir a liberação e funcionamento do espaço que já se encontra pronto há muitos anos. O prédio não estava liberado para que o município tomasse posse do local, por isso não havia sido inaugurado”, diz.


Biblioteca e Museu Histórico

O espaço cultural foi fruto de uma parceria do poder público e iniciativa privada firmada em 2010, ano do início da sua construção. A ideia foi da senhora Alzira Domingos (in memorian), moradora de Porto União, que se comprometeu em custear a obra, na época orçada em R$ 500 mil. “Ficamos entristecidos que agora ela (Alzira) não poderá mais acompanhar a inauguração da obra. Foi um trabalho alinhado por ela”, confirma Bachir.

+ O Comércio: Sem apresentação de nota do produtor rural, sem aposentadoria

A prefeitura fez a doação do terreno para a construção do prédio que foi projetado pelo engenheiro Adailton Lehrer. Com cerca de 300 metros quadrados, o local conta com salas já reservadas para estudos e pesquisas.

Em justificativa, na época, Alzira tinha a vontade de homenagear um de seus onze irmãos, o professor Aniz Domingos (in memorian), que dispunha de um acervo particular. O professor faleceu em 1994.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

O prédio será administrado pela Secretaria de Cultura de União da Vitória, conforme determinação judicial. “Avançamos muito na infraestrutura desse prédio. Foi um trabalho de persistência e influência política. A intenção é de que todas as exposições itinerantes que acontecem em outros museus também aconteçam aqui. Teremos também vários projetos na área cultural”.


Alzira Domingos

Ela foi persistente e sempre esteve, ora na prefeitura de União da Vitória, ora no prédio do Museu, na área central. Alzira Domingos faleceu no dia 07 de janeiro deste ano, aos 93 anos. De família tradicional do Vale do Iguaçu, foi apontada como entusiasta da Cultura e das Artes.

Foto: Reprodução

Voltar para matérias