Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo retorna após dois anos

Desde 1994 Geraldo Czezeski se dedica para o sucesso da Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, em Porto União. O trabalho voluntário aconteceu por amor à sua comunidade e pela sua história. Ele e a esposa arregaçam as mangas e prestigiam a festa. Após o nascimento da filha de Geraldo os três não perderam uma festa sequer. É dos bastidores que os olhos da família brilham para a noite da queima da fogueira, que é o momento de destaque da festa.

Atualmente Geraldo é um dos organizadores do evento. A 85ª Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo retorna em 2022 após dois anos sem acontecer devido a Covid-19. Segundo ele o evento terá novidades para esta edição. “Foi muito difícil o período da pandemia por vários prismas; um deles foi a ausência da festa, mas que se fez necessária por conta das medidas de segurança para evitar o contágio da doença. A festa acontecia ininterruptamente e já faz parte do calendário de festas da cidade”.

Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo retorna após dois anos

O evento está programado para acontecer nos dias 08, 09 e 10 de julho. “Pensamos em modificar o calendário, cuja festa não acontecerá mais em dois finais de semana, mas sim durante três dias”, diz.

A comunidade do bairro São Pedro e arredores sustenta, desde 1935, a festa em comemoração a São Pedro e São Paulo. Apoiada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) e Secretaria Cultura e Esportes de Porto União a intenção será uma programação com novidades à população.

O evento conta geralmente com o trabalho voluntário de mais de 200 membros da comunidade. De acordo com Geraldo, para o dia 08 está sendo preparada a Noite de Artes com concurso de desenhos alusivo a Festa da Fogueira com votação popular no domingo, dia 10.

“Para o sábado, às 9 horas, teremos o Passeio Ciclístico e a Bênção dos Ciclistas, sendo esta uma novidade. Também contaremos com o tradicional bingo e o acendimento da fogueira. Para o domingo teremos música ao vivo. A atração gastronômica da festa é o xixo e o quentão, acompanhados por doces e salgados”, compartilha.

A programação da festa inicia no dia 21 de junho com a celebração da novena na Paróquia São Pedro e São Paulo, que hoje é formada por uma rede de comunidades: comunidade Matriz São Pedro e São Paulo (São Pedro); comunidade Imaculado Coração de Maria (Santa Maria); comunidade Nossa Senhora Aparecida (Stenghel); comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vice-King); comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (São João Maria); comunidade Nossa Senhora da Glória (Nova Galícia); comunidade Nossa Senhora das Graças (Km 13); comunidade Sagrada Família (Bela Vista); comunidade Santo Antônio (Legru) e comunidade São Francisco de Assis (São Bernardo do Campo).


Fogueira

Segundo Geraldo, o transporte da madeira para a construção da fogueira aconteceu no dia 21. “Os eucaliptos que darão a sustentação para a fogueira começarão a ser levantados neste final de semana, se o tempo colaborar (risos). Foram arrancados os tocos da última fogueira para aproveitar os buracos que devem ser refeitos. O próximo passo é erguer as quatro varas de eucalipto que darão sustentação à fogueira. Serão em torno de 40 pessoas envolvidas na construção ao atrativo”.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Geraldo lembra que a fogueira sempre foi o foco de atenção do evento. “Eu recordo que ela quase chegou a 62 metros de altura em edições passadas, porém, dos últimos anos para cá, conforme normas de segurança, a altura da fogueira não pode ultrapassar os 22 metros por conta das edificações nos arredores”.


Serviço

A festa acontece na Paroquia São Pedro e São Paulo, no bairro São Pedro, em Porto União. O telefone para contato é o (42) 3522-5083.

 

Voltar para matérias